Acácia pompom – Vachellia seyal

Acacia pompom - Vachellia seyal

.

Árvore, pertence a família Fabaceae, nativa da África, perene, de 6-10 metros de altura, tronco com diâmetro de 20-60 cm, vermelho-dourado intenso ou verde, “com ou sem espinhos, dependendo da espécie”. Esses ramos usualmente se entrelaçam. Folhas macias, bipinadas de cor verde-escuro.

.

Acacia pompom - Vachellia seyal

.

As flores da Acácia nascem em hastes agrupadas, em pompons amarelos perfumados no inverno-primavera e são atrativas para abelhas e borboletas. Foi introduzida em paisagismo no Rio de Janeiro por Roberto Burle Marx, no projeto do Parque do Flamengo.

O fruto é do tipo vagem, achatado, marrom, deiscente, curvado e contém sementes elípticas.

Em paisagismo a Acácia pompom é usada em jardins como planta isolada em meio à gramados ou em conjunto formando renques; também muito usada em praças e calçadas, neste caso a variedade sem espinhos.

.

Cuidados com Acácia pompom

Clima: Tropical, Tropical úmido, Subtropical, Mediterrâneo. Não tolera frio intenso e geadas.

Não é exigente quanto ao tipo de solo, desde que enriquecido com matéria orgânica, sendo mais comum em solos argilosos pesados. Muito resistente a secas e inundações.

Desta planta, também se extrai uma resina, a goma arábica, que é frequentemente usada como espessante e estabilizante para vários alimentos, na manufatura de cola e como espessante de tintas de escrever.

.

Acacia pompom - Vachellia seyal

.

O tom avermelhado de seu tronco e ramos, com superfície rugosa, criam a ilusão de serem recobertos por uma camada de ferrugem.

Multiplica-se por sementes e por alporquia.

.

Acacia pompom - Vachellia seyal.

.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *