Aeonium – Aeonium arboreum

aeonium-aeonium-arboreum-arbusto-suculenta

Arbusto, pertence à família Crassulaceae, nativa das Ilhas Canárias e do norte da África, perene, suculenta, de crescimento rápido e ramificado, de até 1 metro de altura.

Hastes longas e possuem grandes rosetas de folhas dispostas nas extremidades. As hastes lenhosas se ramificam livremente em diferentes pontos. As hastes finas tendem a cair devido ao peso das rosetas. Se isso acontecer, pode-se replantar a haste quebrada.

Folhas de 5-9 cm de comprimento, 1,5-3 mm de espessura, oblongo, arredondado, apiculado, firme, verde ou marrom-roxo, mais ou menos brilhante, com penugem branca em sua borda.

Aeonium arboreum é uma espécie monocárpica, o que significa que ela morre após a floração.

A floração pode ser evitada cortando os cabeças de flor quando começarem a surgir; também pode ser preservada cortando a roseta terminal todos os anos no final do inverno e propagando-a plantando a roseta na base da planta, onde irá formar raízes, criando uma nova planta.

Inflorescências em grandes cachos cônicos do centro das rosetas, formadas com flores em forma de estrela, bissexuais que contrastam bem contra a folhagem. Surgem no verão.

aeonium-aeonium-arboreum-arbusto-suculenta

Em jardins é usada em canteiros, próximo à muros e cercas. Também muito cultivada em vasos.

Clima: Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico. Aprecia o litoral e não tolera geadas.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Aeonium arboreum ‘Schwarzkopf’ precisa de sol pleno para ficar bem escura e brilhante, a meia sombra ficará esverdeado.

Aeonium Canariense prefere a meia sombra, para manter um verde mais bonito, principalmente durante às horas mais quentes do dia.

Aeonium não é exigente quanto ao solo, tolera vários tipos de solo e uma boa mistura é terra de jardim com areia. O solo deve ser bem drenável e mantido úmido, nunca encharcado.

Quando estabelecida é tolerante a seca.

Fazer duas a três aplicações de um fertilizante equilibrado durante o crescimento.

Multiplica-se por sementes e por estacas na primavera; também por rebentos laterais que surgem na planta mãe.

.

aeonium-aeonium-arboreum-arbusto-suculenta

.

aeonium-aeonium-arboreum-arbusto-suculenta

.

.