Agave dragão – Agave attenuata

Agave dragão - Agave attenuata

.

Agave é um gênero de plantas suculentas, pertence à família Asparagaceae, nativa do México, perene, monocárpica (só floresce uma vez na vida), de 1,0-1,5 metros de altura.

Folhas largo-lanceoladas, verde-acinzentadas, cerosas, suculentas, espessas, formando uma roseta densa.

De 8-10 anos de idade, este agave irá produzir uma haste grossa e verde, que emerge do centro da planta elevando-se, de 2-3 m de altura, com flores pequenas sem importância ornamental.

Muito usada em paisagismo pela beleza de suas folhas que formam uma roseta verde-clara contrastando com o verde da grama ou em composição com outras plantas. Para manter uma única roseta, remover brotações que surgirem.

Para formação de grupos o ideal é plantar este agave em grandes canteiros, que se adensam pelas inúmeras brotações laterais do caule atingindo vários metros de diâmetro, onde formará denso e alto maciço, muito ornamental.

.

Cuidados com o Agave attenuata

Clima: Tropical, subtropical. Não tolera frio ou geadas.

Logo após o plantio, regue de 2-3 vezes por semana até completar os primeiros 2 meses, depois disso, a água da chuva já será suficiente.

Sol pleno a maior parte do dia, se plantado a sombra, desenvolve um tronco comprido que tira um pouco da elegância da planta.

Rústica não é exigente quanto ao solo, mas pode exibir uma forma bem mais interessante se o solo for fértil, tiver boas condições de drenagem.

Se não for devidamente controlado, o agave pode formar moitas densas. Após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.

É geralmente livres de pragas e doenças.

Multiplica-se por sementes, filhotes que podem ser destacados da planta mãe e bulbilhos da haste floral.

Agave dragão - Agave attenuata

.

Agave dragão - Agave attenuataAgave attenuata salm-dyck

Agave dragão - Agave attenuata

.