Agave gypsophila

Agave gypsophila

.

Agave é um gênero de plantas suculentas, pertence à família Asparagaceae, nativa do México, perene, monocárpica (só floresce uma vez na vida), de crescimento moderado e com cerca de 0,90 cm de altura.

Folhas onduladas com suas pontas curvadas para baixo, profundamente serrilhadas ao longo das margens, de 0,45-1,10 metro de comprimento e de 7-12 cm de largura, são dispostas em forma de roseta aberta de cor azul-acinzentado, em pleno sol, porém tendendo a verde na sombra.

Florescimento pouco frequente e quando ocorre, com cerca de 5-7 anos, surge uma grande inflorescência ereta de até 3 metros de altura com flores amarelas alaranjadas. Após esse processo o agave morre.

Agave gypsophila é usada em jardins como um espécime isolado para permitir que as suas folhas esculturais tenham espaço suficiente para crescer ou para formação de grupos em meio aos gramados ou em jardins rochosos. Também muito usadas em vasos, para varandas, pátios e decks.

.

Cuidados com o Agave gypsophila

Clima: Semi-árido, Equatorial, Tropical e Subtropical.

Deve ser cultivada sob sol pleno, ou meia-sombra, em locais de calor extremo, apenas o sol da manhã para evitar queimaduras solares.

Cultivada em solo bem drenado, com matéria orgânica adicionada antes da plantação. Nativo de solos rico em gesso e calcário, é bem adequado para jardins com solo alcalino e bem drenado. Regar somente após longos períodos de condições de seca.

Após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.

É geralmente livres de pragas e doenças.

Multiplica-se por bulbilhos (brotos) que brotam no caule das hastes florais.

..