ArbustosHorta e Pomar

Ameixa de natal – Carissa macrocarpa

Ameixa de natal - Carissa macrocarpa

.

Ameixa de natal – Carissa macrocarpa é um arbusto lenhoso, pertence à família Apocynaceae, nativa da África do Sul, perene, muito ramificado, com espinhos bifurcados ao longo dos ramos e de 2-3 metros de altura.

.

Descrição

Folhas coriáceas, opostas, suculentas, persistentes, verde-escuras, brilhantes, de 4-7 cm de comprimento, com pecíolo muito curto.

Flores brancas, solitárias, em forma de estrela, com cinco pétalas, em ramos terminais. São muito perfumadas, a fragrância lembra a da flor de laranjeira e esse aroma é mais intenso durante a noite. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão. Atrai abelhas e borboletas.

Frutos ovais ou oblongos, com 5-6 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro, são verdes no início e carmim-escuro quando maduros. O fruto é macio, muito suculento, doce e coméstivel.

É usada como arbusto isolado, em meio à gramados; em grupos formando cercas vivas; em renques ao longo de paredes e muros. É adequado para jardins à beira-mar.

A Ameixeira também pode ser conduzida como uma arvoreta.

.

Cuidados com a Ameixa de natal

Clima: Subtropical, Temperado.

É tolerante ao frio, a maresia, a seca e ao vento.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Rústica poder ser cultivada em vários tipos de solo, mas prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.

As regas devem ser moderadas, mantendo o solo levemente úmido.

No fim do inverno aplicar adubo orgânico, enriquecido farinha de osso. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.

Fazer podas de limpeza removendo galhos secos e doentes, ou para moldar a planta, que responde bem a podas.

Para formar uma cerca densa e impenetrável (devido a seus espinhos) é recomendado plantar, com um metro de distância entre plantas. Manter longe de passagens e áreas infantis, devido aos espinhos.

.

Na Culinária

O fruto é altamente nutritivo, sendo rico em vitamina C, magnésio e fósforo. Pode ser consumido fresco, ou em tortas, doces, geléias e molhos, sendo mais agradável quando cozido. O suco fresco têm uma aparência vermelho pálido e leitoso, mas quando cozido com açúcar, se torna vermelho brilhante.

A geléia tem um sabor, característico de cranberry. O látex branco do fruto, forma um anel de borracha pegajosa ao redor da panela. Para remover, esfregar com um pedaço de papel toalha embebido com óleo de cozinha.

.

Planta Tóxica

Quando cortada, escorre uma seiva leitosa de todas as partes da planta. Alguns cultivadores afirmam que a seiva é tóxica, outros afirmam que não é tóxica.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas cortadas no final do inverno, tendo uma resposta melhor com hormônio enraízador.

.

Ameixa de natal - Carissa macrocarpa

.

Ameixa de natal - Carissa macrocarpa

.

.