Amendoeira da praia – Terminalia catappa

amendoeira-praia-terminalia-catappa

Árvore, pertence à família Combretaceae, nativa da Malásia, perene, caducifólia, isto é, perde as folhas no inverno, de crescimento rápido, de 12-35 metros de altura por 6 metros de largura. Copa em várias camadas horizontais, com o passar dos anos fundem-se e a copa adquire um aspecto arredondado.

Folhas grandes de 15-25 cm de comprimento, com textura de couro, nascem na extremidade dos ramos, de cor verde escuro brilhante e quando envelhecem tornam-se avermelhadas ou cor de bronze antes de caírem.

amendoeira-praia-terminalia-catappa

Frutos são drupas de 5-7 cm, comestíveis quando plenamente maduros, com sabor ligeiramente amargo, são verdes no início, depois amarelo e vermelhos quando maduros, contém uma semente dura, que quando assada assemelha-se a uma noz doce, muito apreciada na culinária da Índia.

amendoeira-praia-terminalia-catappa

Inflorescências diminutas e sem valor ornamental. Surgem entre a primavera e verão.

Pode ser plantada isolada, em grupos, renques e ao longo de caminhos à beira-mar.

A amendoeira é amplamente cultivada em regiões tropicais do mundo, como uma árvore ornamental e de sombra, devido a sua folhagem densa. Não é recomendado seu plantio para estacionamentos, pois os frutos ricos em ácidos podem manchar os automóveis.

Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical. Planta excelente para regiões litorâneas, a amendoeira é tolerante à salinidade do ar e do solo, assim como a ventos fortes e estiagem.

Cultivada a pleno sol, não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. Regar diáriamente nos dois primeiros meses após o plantio.

Podas não são recomendadas, por prejudicarem a forma da árvore. Remover apenas os ramos velhos, secos e doentes.

As folhas contêm vários flavonóides, taninos, saponinas e fitoesteróis. Devido à sua grande quantidade de ingredientes ativos, as folhas são usadas em vários medicamentos tradicionais para diversos fins.

Por séculos, criadores de peixes ornamentais, usam folhas secas da amendoeira no aquário ou no filtro, por suas propriedades medicinais.

A madeira é vermelha e sólida, tem alta resistência à água e tem sido utilizada na Polinésia para fazer canoas.

Multiplica-se por sementes colhidas de frutos maduros e posteriormente despolpados para germinarem mais rapidamente.

.

amendoeira-praia-terminalia-catappa.

amendoeira-praia-terminalia-catappa.

amendoeira-praia-terminalia-catappa

.

.