Cacto rabo de macaco – Hildewintera colademononis

Cacto rabo de macaco - Hildewintera colademononis

.

Cacto, pertence a família cactaceae, nativo da Bolívia, perene, com ramos pendentes de até 1 metro de comprimento, com 2-7 cm de diâmetros e muito ornamental.

Ramos verdes, revestidos com finos espinhos não agressivos, para a melhor absorção da umidade existente no ar ou captada através do orvalho. Aspecto esse que confirma a adaptação dessa planta em ambiente seco e desértico.

Frutos esféricos, avermelhados com sementes de coloração negra.

Floração na cor laranja em formato tubular, muito vistosa e de pouca duração. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.

.

Cacto rabo de macaco - Hildewintera colademononis

.

Em paisagismo é usado em vasos como planta pendente.

.

Cuidados com o Cacto rabo de macaco

Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera geadas.

Cultivado a meia sombra, ou luz filtrada.

Usar uma mistura para cactus solta e bem drenada e deixar o solo secar antes de regar novamente. No inverno manter o solo bastante seco, devido a esta planta precisar de um período de descanso para produzir flores em abundância.

Durante o período de crescimento ativo, ocasionalmente usar um fertilizante líquido rico em potássio, específico para cactos, seguindo a orientação do fabricante. A maioria dos cactos podem ficar longos períodos sem fertilizantes.

Multiplica-se por sementes, que tem fácil germinação e por estacas, deixando a extremidade secar bem antes de plantar, o solo deve ser solto e levemente úmido, até que comece a enraizar.

.Cacto rabo de macaco - Hildewintera colademononis

.

.