Cedrinho Japonês – Cryptomeria japonica “Globosa Nana”

Cedrinho Japones - Cryptomeria japonica Globosa Nana

.

Arbusto, pertence à família Cupressaceae, perene, nativa do Japão e da China, de crescimento lento, de forma arredondada, denso, de até 1,5 metros de altura com a mesma largura e muito ornamental.

Folhas em forma de agulhas verdes claras para verde escuro, brilhantes e tendem a curvar-se à medida que esta planta amadurece. Podendo adquirir bronze picante no outono.

Frutos aparecem como decorações minúsculas, são cones pequenos arredondados e tem a mesma cor que a folhagem até ficar maduro. Uma vez amadurecidos, os cones tornam a cor marrom-avermelhada em contraste com a folhagem verde.

Em jardins é usada como como ponto focal, em meio à gramados; em ambos os lados de entradas de residências, cultivada em grandes vasos. É muito presente em Jardins asiáticos/japoneses.

.

Cuidados com o Cedrinho Japonês

Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico. Tolerante ao litoral. Deve ser protegido de ventos fortes e congelados.

Cultivada a pleno sol onde se desenvolve melhor ou a meia sombra. Mas em regiões muito quente a folhagem pode ficar castanha sob sol forte.

Cresce em vários tipos de solo, mas prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcado. Quando estabelecida e tolerante ao um curto período de seca.

O Cedrinho Japonês precisa de alta umidade do ar, o ar seco de inverno pode matar planta, quando cultivado dentro de casa, usar umidificador.

Usar fertilizante orgânico na primavera ou NPK 10-10-10, na metade da dose, para evitar queimaduras na raiz.

A poda não é necessária se a planta tiver espaço suficiente. Mas se necessário, ou se preferir alterar sua forma, fazer a poda levemente e somente na primavera.

O Cedrinho Japonês fica frágil depois de ter sido podado e é necessário ter cuidado especial como protegê-lo do vento e do sol por algumas semanas.

Multiplica-se por sementes na primavera e por estacas no verão e início do outono.

.

Cedrinho Japones - Cryptomeria japonica Globosa Nana

.

.