Celósia plumosa – Celosia argentea

celosia-plumosa-celosia-argentea

Herbácea, pertence à família Amaranthaceae, nativa da Índia, de 30-60 cm de altura, de caule suculento com ramificações ascendentes e florescimento decorativo. Folhas submembranáceas, pecioladas, marcadas pelas nervuras da face superior, às vezes levemente avermelhadas, de 5-15 cm de comprimento.

Inflorescências em espiga, piramidal, plumosas, eretas, vermelhas, amarelas, laranja, violeta e branco-creme, dotadas de flores diminutas. Surgem no final da primavera até o fim do verão.

celosia-plumosa-celosia-argentea

A Celósia argentea é uma espécie chinesa da qual derivaram todas as variedades existentes.

Usadas em maciços densos e coloridos no meio de gramados, como bordaduras delimitando maciços de arbustos e em vasos e jardineiras.

São usadas como flor de corte, após serem secas adequadamente. Para isso basta cortar as hastes florais e deixá-las secar à sombra, penduradas pelas hastes. Conservam a cor por semanas ou até meses.

Clima: Tropical, Subtropical e Temperado. É uma das poucas plantas anuais que tolera o verão tropical.

Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, poroso e bem drenado e irrigadas moderadamente, apenas para manter o solo úmido. Evite encharcá-lo, pois poderá causar o apodrecimento das raízes.

Adubar no período da floração com NPK 4-14-8.

Multiplica-se por sementes. Podem ser plantadas diretamente no canteiro no início da primavera, quando as plantinhas atingirem cerca de 10 cm, fazer um desbaste para garantir um espaçamento de cerca de 30 cm entre plantas. A floração inicia-se de 10 a 12 semanas após o plantio.

.

celosia-plumosa-celosia-argentea.

celosia-plumosa-celosia-argentea

celosia-plumosa-celosia-argentea

.