Cica – Cycas Revoluta

Cica - Cycas Revoluta

.

Arbusto pertence à família Cycadaceae, nativa do Japão e Indonésia, perene, semi-lenhoso, robusto, as vezes ramificado, dióico, isto é, apresentam dois gêneros: macho e fêmea, possui crescimento lento, (1-2 cm por ano), até 3 metros de altura, porém, espécimes muito velhos com cerca de 50-100 anos podem atingir 7 metros de altura.

A Cycas Revoluta não é uma palmeira, mas sim uma gimnosperma, relacionando-se assim com as coníferas. As folhas são muito semelhantes as agulhas de coníferas.

Folhas longas, curvadas para cima, rígidas e brilhantes podendo chegar a 1,5 metros de comprimento.

A planta masculina forma um cone cilíndrico, longo e dourado. As “escamas” do cone macho se abrem para revelar o pólen, exalando um perfume doce, que lembra algo verde; esse perfume aumenta gradualmente atingindo grandes distâncias, atraindo insetos que ao posarem no cone se cobrem de polén e depois visitam os cones femininos.

Se não planeja usar o cone masculino para polinização, então ele pode ser removido, mesmo quando começar a crescer, sem qualquer efeito nocivo para a planta.

.

Cica - Cycas Revoluta

planta feminina                                                                           planta masculina

São da época dos dinossauros, são considerados verdadeiros fósseis vivos

No verão a planta feminina forma um aglomerado de lâminas recortadas, revestidas de feltro marrom (ovário), cada recorte contém um óvulo exposto. Esse aglomerado se abre exalando uma fragância doce, quando estiver pronta para receber o pólen. Sendo fecundada, se fecha e começa a produzir sementes férteis, que tornan-se semelhantes a uma noz de cor vermelha quando madura.

O aglomerado da planta fêmea só pode ser removido depois que ele se abrir.

A Cycas Revoluta cultivada em vaso, geralmente não apresenta ovário.

Em seu hábitat natural, Cicas são polinizadas pelo vento ou insetos, no entanto, no cultivo, eles geralmente devem ser polinizados à mão para a produção de sementes viáveis.

Estando o cone masculino com as escamas abertas e a flor feminina pronta, coloca-se o cone masculino sobre o aglomerado feminino e agita-se para desprender o polén.

O cone maculino tem abundância de pólen e pode ser usado em várias plantas fêmeas. Esses cones masculinos permanecerão viáveis por alguns dias se mantidos em um lugar fresco e armazenados em saco de plástico.

Geralmente não crescerão folhas novas até a queda da “flor”.

Plantas masculinas são raras em jardins residenciais, então quase 100% dos frutos obtidos no jardim residencial são estéreis.

Não tem como saber se uma Cica é macho ou fêmea quando jovem, ou em um vaso na loja. A maioria das Cicas devem ter pelo menos 15-20 anos de idade e estarem bem estabelecidas no jardim, para poderem florescer.

Geralmente aos 15 anos, uma Cica terá um tronco de 30 cm de diâmetro e folhas de até 1,5 metros de comprimento.

.

Cica - Cycas Revoluta

.

De aparência tropical e elegante, no jardim a Cica geralmente ganha lugar de destaque, é ideal para a entrada da casa, ou plantada isolada em gramados bem aparados; as mudas jovens são ótimas para vasos.

.

Cuidados com a Cycas Revoluta

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico. Não toleram geadas.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente pode ser plantada tanto a sol pleno como a meia sombra.Plantas cultivadas a sol pleno, geralmente possuem uma aparência mais compacta.

Podem ser plantadas tanto em climas quentes como em climas frios, mas se desenvolvem melhor no clima temperado e com bastante umidade, sofrendo muito em locais quentes e secos.

Necessita de solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas periódicas sem encharcamento, pois o acúmulo de água ocasionará o apodrecimento de suas raízes.

De crescimento lento, levam de 5-6 anos para começar a aparecer o tronquinho. Pode ramificar-se nas plantas muito velhas.

Muito resistente, inclusive a pragas e doenças, mas se a planta for atacada por cochonilhas, um dos métodos de controle é cortar as folhas, a planta emitirá novas folhas em pouco tempo.

.

Cica - Cycas Revoluta

.

Plantas com muitos de anos de idade, em muitos casos, só produzem cones feminino a cada cinco a oito anos. A maioria de espécies de Cicas com a energia apropriada, produzem cone e folhas novas todo ano.

Adubações semestrais, com esterco de gado bem curtido ou torta de mamona, contribuem para que se tornem mais bonitas e saudáveis.

Cultivadores alegam que, com o uso adequado de fertilizantes, as cicadáceas podem não precisar mais serem conhecidas como plantas de “crescimento lento”.

Não necessita de podas, apenas remover as folhas quando estiverem secas.

.

Planta Tóxica

A Cycas Revoluta possui seiva rica em amido, porém, tóxica quando crua.

.

Propagação da Cycas Revoluta

Multiplica-se por sementes e principalmente pelas brotações surgidas no tronco ou na base. Por sementes é muito difícil, devido sua germinação e crescimento serem muito demorado, podendo levar anos para germinar, só sendo interessante comercialmente.

.

Cica - Cycas Revoluta

.

Cica - Cycas Revoluta

.

.