Ciclame – Cyclamen persicum

ciclame-cyclamen-persicum-flor

Herbácea, pertence à família Primulaceae, nativa da Síria, Israel, Turquia, Grécia, Tunísia, Ilhas do Mediterrâneo e algumas áreas da França, perene, mas cultivada como anual, suculenta, acaule, bulbosa, de 10-30 cm de altura.

O gênero de cyclames consiste em mais de 20 espécies na natureza. Numerosas hibridizações permitiu desenvolver variedades de várias cores, tamanhos, floração quase o ano todo e estas novas variedades são mais resistentes ao calor. A variedade persicum e seus híbridos são os mais populares.

Folhas que apresentam um variado padrão de desenhos nas cores verde-escuro e verde-acinzentado.

Flores de pétalas invertidas, podem se apresentar de diversas cores, entre vários tons de rosa, vermelho, branco, roxo, mescladas e bicolores. Apresenta variedades grandes e pequenas e de flores com bordas lisas ou crespas, sendo algumas perfumadas. As flores surgem em longos pedúnculos, ficando normalmente acima da folhagem. Surgem no final do outono até a primavera.

ciclame-cyclamen-persicum-flor

Em jardim é usado em canteiros, vasos e floreiras. Pode ser mantido com relativa facilidade no interior de residências, desde que o ambiente tenha uma boa luminosidade.

Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico. É uma planta de clima ameno, com temperatura acima de 10° C.

Deve ser cultivado em sombra peneirada, ou recebendo sol direto apenas nas primeiras horas do dia, de 7-9 horas da manhã. Pode ser mantido com relativa facilidade no interior de residências, desde que o ambiente tenha uma boa luminosidade.

O ciclame tem três inimigos: calor, excesso de água e ar seco.

Cultivada em solo fértil, rico em húmus, esterco de gado ou composto orgânico, bem solto, muito drenado e com umidade moderada. Em seu habitat natural o ciclame cresce dentro das áreas rochosas. Em regiões muito secas, recomenda-se colocar o vaso sobre prato com areia úmida.

Molhar a planta com água abaixo das folhas de modo que a água não toque nas hastes, folhas e flores. Mergulhe o vaso cuidadosamente em um recipiente com água e depois deixe todo o excesso de água escorrer. Manter a planta em local ventilado para evitar a instalação de fungos.

Durante os meses de verão, quando o ciclame fica dormente, deve-se armazenar a planta e local escuro e seco. A irrigação deve cessar completamente ou ficar esparçada, caso a folhagem não morra totalmente. O bulbo permanece vivo no substrato e é capaz de rebrotar no outono. Terminando seu período latente, voltar a regá-la outra vez e trazer para fora do armazenamento.

Adubar uma vez a cada 2 semanas, enquanto a planta tem flores e folhas. Usar um fertilizante líquido NPK 4-14-8, usando a metade da quantidade indicada pelo fabricante.

A época ideal para trocar a planta de lugar ou de vaso é quando a planta está dormente, bastando retirar o tubérculo da terra e replantá-lo no novo local.

Fazer podas de limpeza, removendo flores e hastes murchas, as folhas murchas podem ser puxadas com cuidado bem junto ao substrato pois elas se desprendem com facilidade. Aparecendo manchas(fungos) nas flores, folhas ou caule remover imediatamente, para que o fungo não se espalhe para outras flores. Se o ciclame apresentar mela no caule, descartar a planta imediatamente para não contaminar as outras plantas.

O ciclame é usado no campo da perfumaria. Ele traz um frescor floral. Nós encontramos esta nota em Acqua di Gio de Giorgio Armani, Aqua Allegoria de Guerlain, Cinema de Yves Saint Laurent e Jules de Christian Dior.

O ciclame é uma planta venenosa! Ele contém cyclamin, presentes principalmente em seu tubérculo. A ingestão causa náuseas e vómitos, ou paralisia muscular. Manter a planta longe de crianças e animais de estimação.

Multiplica-se por sementes plantadas no outono, para florescer na primavera do ano subsequente. Espaçamento de 20-30 cm entre as plantas no jardim.

.

ciclame-cyclamen-persicum-flor

.

ciclame-cyclamen-persicum-flor

.

ciclame-cyclamen-persicum-flor

.

ciclame-cyclamen-persicum-flor

.

.