Jardinagem

Como cuidar de suas plantas

Como cuidar de suas plantas

.

Um jardim saudável requer manutenção regular durante todo o período de cultivo. A maioria das plantas requer sol, água e nutrientes para viver bem.

Cada planta tem seu próprio conjunto exclusivo de requisitos. Embora existam muitas regras gerais que se aplicam à maioria das plantas, os melhores resultados e a maior taxa de sucesso, será quando se dedicar para aprender sobre cada espécie de planta individualmente.

.

Luz

Como cuidar de suas plantas

.

Embora cada planta tenha preferências diferentes em termos de sombra e sol, nenhuma planta crescerá sem absolutamente nenhuma luz.

Esta é uma regra fundamental para cuidar das plantas, tanto plantas de interior, cestos pendurados ao ar livre ou plantas de jardim. Reservar um tempo para observar e pesquisar sobre a planta que está cuidando. Aprenda o quanto de sol e sombra a planta precisa.

.

Adubo

.

A frequência de adubação varia de acordo com a espécie cultivada. Algumas plantas precisam de mais e outras de menos, mas, de forma geral, a adubação pode ser feita a cada dois meses. Sempre seguir a orientação do fabricante, quanto a dosagem e a forma de aplicação, que consta na embalagem do produto. O excesso de adubo, pode apresentar queima nas raízes, folhas e frutos, prejudicar a fertilidade da planta ou até mesmo matar, além de aumentar a salinidade do solo.

Evitar fertilizar quando as plantas estiverem passando por seca ou outro estresse.

Não se deve adubar plantas transplantadas, é necessário aguardar pelo menos 40 dias antes de reiniciar as adubações.

O fertilizante granulado deve ser aplicado com certa distância da base das plantas porque o fertilizante em contato direto com as folhas ou raízes, podem causar queimaduras. Após a fertilização, regar a planta para diluir os nutrientes no solo.

O adubo líquido não deve ser usado em plantas quando o solo estiver seco e sim aproximadamente uma hora após as regas, devendo as aplicações serem feitas preferencialmente no final da tarde, para evitar danos as folhas e flores.

Importante: Não misture os dois produtos (farinha de ossos e torta de mamona) juntos podem se tornar tóxicos.

.

Rega

Como cuidar de suas plantas

.

Plantas de jardim quando recebem a rega leve e com frequência, permite que apenas as raízes superiores consigam receber água, já a rega profunda implica regar abundantemente as plantas e isso permite que todas as raízes recebam água. Para evitar o excesso de água, regue lentamente a planta e observe quando a água não está mais sendo drenada pelo solo. Depois de perceber isso, pode parar.

Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize água nas folhas. Como cuidar de suas plantas

Em regiões mais frias, plantas úmidas são mais propensa a doenças foliares, incluindo problemas fúngicos. Evite regar por cima e em vez disso, regue perto da base da planta.

Aplicar cobertura na base da planta ou canteiro logo após o plantio. Use uma camada de 5 cm de aparas de madeira, palha ou palha de pinheiro. A cobertura morta previne ervas daninhas e ajuda a manter a umidade no solo.

No inverno ou nos dias frios, rega-se pela manhã, principalmente quando há, orvalho sobre a planta. Assim evitam-se a queima e o amarelecimento das folhas.

Nos dias quentes, rega-se após as 16 horas, refrescando-se, assim, as raízes, que precisam de temperaturas amenas para crescer.

Evite regar a noite, pois o acumulo de água nas folhas e raízes causa o aparecimento de doenças provocadas por fungos e bactérias. A água a noite leva mais tempo para evaporar.

.

Limpeza

.

A remoção das flores murchas e antes da produção de sementes, estimula florações sucessivas. Quando a flor morre, a planta coloca toda a sua energia no desenvolvimento de cápsulas de sementes e isso irá atrasar a próxima floração em 3-6 meses.

Remova as ervas daninhas semanalmente ou sempre que romperem a camada de cobertura morta. A remoção imediata de ervas daninhas evita que as plantas se estabeleçam no jardim, onde roubam a umidade e os nutrientes das plantas, ao mesmo tempo que fornecem um refúgio para pragas e doenças. Como cuidar de suas plantas

A limpeza do jardim pode ser feita em qualquer horário, mas o ideal é que seja feita depois das 11 horas, devido ao vento e ao hormônio de abscisão (queda das folhas) que age com a luz. De manhã, há grande numero de folhas velhas ainda por cair.

Examinar as plantas semanalmente em busca de sintomas de doenças ou pragas. Trate as plantas imediatamente com um pesticida adequado, como sabonete inseticida para pulgões ou fungicida para doenças fúngicas. Destrua plantas infectadas para prevenir a propagação de doenças para plantas saudáveis.

.

Poda

Como cuidar de suas plantas

.

Para incentivar um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso, a partir do momento em que as plantas estão com alguns centímetros de altura até os dois anos e meio de idade, belisque os brotos apicais quando começarem a se alongar. Isso resultará em uma planta mais arbustiva e com mais flores a longo prazo, embora provavelmente atrasará as primeiras flores.

É interessante fazer uma poda no final do inverno. Isto vai fazer com que surjam ramos novos, aumentando a massa floral. Sem a poda, a planta se torna longa, pernalta e pesada.

Galhos e folhas devem ser podados a tarde, para dar tempo dos cortes cicatrizarem durante a noite, evitando assim a perda de seiva por transpiração. O ideal e aplicar canela em po no corte.

.

Plantio

.

O plantio de mudas, deve ser feito a tarde, pois evita o ressecamento rápido do solo, quando revirado.

.

Colheita

Como cuidar de suas plantas

.

A tarde é o melhor horário para colher raízes e tubérculos, uma vez que a seiva reflui para raiz. As hortaliças de folhas devem ser colhidas na parte da manhã, pois ficam mais tenras e conservam maior valor nutritivo.

Colha vegetais maduros com frequência para encorajar uma maior produção. Como cuidar de suas plantas

.

.