Copo de Leite – Zantedeschia aethiopica

Copo de Leite - Zantedeschia aethiopica

.

Herbácea rizomatosa, pertence à família Araceae, nativa da África, perene, robusta, forma densas touceiras, de 0,60-1,0 metro de altura.

Folhas dispostas alternadamente, nascem sobre o ponto vegetativo e vão se desenrolando a medida que crescem, de cor verde brilhante.

Flores que, não são exatamente uma flor. Isso porque a parte branca, na realidade é uma bráctea(folha modificada) encurvada, que se chama espata, cuja função é proteger as flores que são reunidas em uma espiga amarela, conhecida como espádice e podem durar de 30-40 dias. Surgem na primavera e verão, mas dependendo das condições do clima e do solo onde se encontra a planta, pode florir o ano todo.

Usada no jardim como planta isolada, acompanhando muros, muretas, paredes, margens de tanques e lagos. Muito usada como flor de corte, sua estrutura, durabilidade e beleza a torna ideal para arranjos florais.

.

Cuidados com o Copo de Leite

Clima: Tropical, Subtropical. preferindo locais onde as noites são frias.

Cultivada a meia sombra, devendo receber apenas o sol da manhã, não suporta a incidência direta do sol entre às 10 e 17 horas.

Solo fértil, rico em matéria orgânica e mantido úmido, adapta-se bem a locais brejosos, recomenda-se molhar dia sim, dia não.

Para plantio em vasos recomenda-se a mistura de 1 parte de terra de jardim, 1 de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.

Para garantir maiores floradas, fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico NPK 4-14-8.

.
Planta Tóxica

O copo-de-leite é uma planta tóxica. Podendo causar queimaduras e irritações na pele, lesões na córnea se em contato com os olhos, problemas gástricos e edemas se ingerido.

Sua manipulação deve ser feita usando-se luvas. Tendo cuidado para não ser ingerido por crianças e animais domésticos.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, divisão de touceiras ou de rizomas, após a floração. O espaçamento entre plantas deve ser de 20 cm entre elas. 

Flores surgem após 60-90 dias após o plantio.

.

Copo de Leite - Zantedeschia aethiopica

.

Copo de Leite - Zantedeschia aethiopica

.

copo-de-leite-zantedeschia-aethiopica-flor

.

.