Horta e PomarPalmeiras

Coqueiro – Cocos nucifera

Coqueiro - Cocos nucifera

.

O Coqueiro é uma palmeira, pertence à família Arecaceae, a origem da planta é objeto de debate, perene, de estipe solitário.

Nenhuma outra palma é mais “tropical”, que o coqueiro. É também a palmeira mais reconhecida no mundo.

.

Descrição

Folhas grandes, pinadas, largas, compridas e dependendo da variedade, podem chegar a 6 metros de comprimento. As folhas velhas caem de forma limpa, deixando o tronco liso.

.

Coqueiro - Cocos nucifera

A palmeira tem um sistema radicular fibroso, que consiste de uma abundância de raízes finas que crescem para fora da planta perto da superfície. Apenas algumas das raízes penetram profundamente no solo para a estabilidade.

Flores pequenas, brancas ou amareladas, em cachos pendentes de cerca de 1 metro. Produz flores femininas e flores masculinas, sendo a flor feminina muito maior do que a flor masculina. A floração ocorre de forma contínua. Na mesma palmeira, flores masculinas abrem-se em momentos diferentes das flores femininas, possibilitando a polinização cruzada. As variedades anãs são auto-polinizadoras.

.

Frutos grandes, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma noz que constitui o coco propriamente dito. Essa noz têm forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três olhos . A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de coco.

 

Coqueiros são encontrados em regiões litorâneas, principalmente em beira de praia, por se adaptarem a salinidade do solo. São muito usados em projetos de jardins tropicais e litorâneos.

.

Há três principais tipos de coqueiros, todos produtivos e ornamentais, mas com propósitos diferentes.

.

Coqueiro - Cocos nucifera

Coqueiro anãoPalmeira de porte baixo, de crescimento lento atingindo cerca de 12 metros de altura, apresenta estipe delgado, folhas numerosas porém curtas. Sua produção é precoce, iniciando com dois a três anos após o plantio. Tem produção média de 120 frutos/planta/ano. Sua finalidade principal é o consumo de água de coco (“in natura” ou envasada).

.

Coqueiro - Cocos nucifera

Coqueiro giganteÉ a palmeira original, muito alta e longeva, de crescimento rápido atingindo cerca de 35 metros de altura, apresenta estipe delgado, folhas numerosas, longas de 4-6 m de comprimento. Inícia sua produção a partir de seis anos e meio após o plantio. Tem a produção média de 70 frutos/planta/ano. Sua finalidade principal é o fornecimento de polpa, para a indústria de derivados de coco (coco ralado e leite de coco).

.

Coqueiro híbridoPalmeira resultante do cruzamento entre anãs e gigantes, com características intermediárias, plantas de porte intermediário, atingindo cerca de 20 metros de altura, apresenta estipe delgada, folhas numerosas, iníciando sua produção aos quatro anos pós-plantio. Tem produção média de 120-150 frutos/planta/ano. Sua finalidade é dupla com fornecimento de coco (polpa) para a indústria e para consumo de água de coco.

“O coqueiro híbrido tem características semelhantes a do anão, com as vantagens de possuir maior rusticidade, maior tamanho do fruto e maior quantidade de água. Quando o fruto for colhido seco, pode ser comercializado para a indústria alimentícia com algumas vantagens sobre o gigante, por possuir maior precocidade e menor porte”.

.

Cuidados com o Coqueiro

Clima: Tropical.

Temperaturas abaixo de 17° afetam o desenvolvimento da planta.

Prefere áreas com luz solar abundante e chuvas regulares (1500-2.500 milímetros por ano), precisam de alta umidade e não toleram o frio ou seca.

Solo fértil, rico em matéria orgânica, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Leves, drenáveis, com profundidade efetiva de 1-2 m, é tolerante a solos arenosos e areno-argilosos, com ph entre 6,0-6,5. É altamente tolerante a salinidade. Terrenos devem ser planos, a altitude limita a produção de coco.

O coqueiro não precisa de sal, ele “tolera”o sal.

O coqueiro precisa de muito adubo, por sua alta produção de frutos e por ser plantado em solo arenoso, a água da chuva tende a levar os nutrientes para as camadas mais profundas, onde as raízes das plantas não conseguem extraí-los do solo. Recomenda-se parcelar as adubações no maior número de vezes possíveis, para que os nutrientes sejam fornecidos aos poucos. Com esse parcelamento das adubações, o coqueiro terá mais tempo de absorver os nutrientes fornecidos durante o ano.

.

Propagação 

Multiplicam-se por cocos-sementes maduros (cerca de 12 meses), escolhidos de coqueiros matrizes. Para coqueiros híbridos as sementes são obtidas comercialmente.

..

Coqueiro - Cocos nucifera.

.