ArbustosFlores

Escova de garrafa – Callistemon citrinus

Escova de garrafa - Callistemon citrinus

.

A Escova de garrafa – Callistemon citrinus é um arbusto ou arvoreta, pertence à família Myrtaceae, nativa da Austrália e Nova Zelândia, perene, de até 3 metros de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas verdes brilhantes, de textura média, em formato de lança e quando amassadas exalam uma fragrância agradável de limão.

Flores inteiramente vermelhas brilhantes, com pontas douradas, que lembram efetivamente uma daquelas escovas com as quais se limpam garrafas. São dispostas nas extremidades dos ramos, que continuam a crescer após a floração e às vezes também nas axilas das folhas superiores. Surgem quase o ano todo, mas principalmente em novembro e dezembro e atraem abelhas, borboletas e beija-flores.

Frutos lenhosos, em forma de taça em cachos cilíndricos ao longo do tronco após a floração.

Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada em meio a gramados; em grupos formando maciços, renques e cercas vivas. Muito usada em calçadas e na formação de bonsais.

A planta pode ser conduzida como uma arvoreta.

.

Cuidados com a Escova de garrafa

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Temperado.

Cultivada a pleno sol.

Rústica não é exigente quanto ao solo e aceita uma ampla variedade de solos. Contudo se desenvolve melhor em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.

As regas devem ser regulares. Depois de estabelecida tolera curtos períodos de seca.

Fertilizar no fim do inverno com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e na primavera-verão com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. 

Pode ser podada apenas com pequenos cortes de contenção.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas.

.

Escova de garrafa - Callistemon citrinus

.

.