Escova-de-garrafa – Callistemon citrinus

escova-de-garrafa-callistemon-citrinus-arbusto

.

Arbusto ou arvoreta, pertence à família Myrtaceae, nativa da Austrália e Nova Zelândia, perene, de até 3 metros de altura e muito ornamental.

Folhas verdes brilhantes, de textura média, em formato de lança e quando amassadas exalam uma fragrância agradável de limão.

Frutos lenhosos, em forma de taça em cachos cilíndricos ao longo do tronco após a floração.

Flores inteiramente vermelhas brilhantes, com pontas douradas, que lembram efetivamente uma daquelas escovas com as quais se limpam garrafas. São dispostas nas extremidades dos ramos, que continuam a crescer após a floração e às vezes também nas axilas das folhas superiores. Surgem quase o ano todo, mas principlamente em novembro e dezembro. São muito atraentes para abelhas, borboletas e beija-flores.

Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada, em grupos formando maciços, renques e cercas vivas. Muito usada em calçadas e na formação de bonsais.

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Temperado.

Cultivada a pleno sol, não é exigente e aceita uma ampla variedade de solos. Contudo se desenvolve melhor em solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecida de farinha de osso. O solo deve ser bem drenado e com regas regulares. Depois de estabelecida tolera curtos períodos de seca.

Callistemon responde bem à adubação anual nos meses secos, com adubo orgânico enriquecido com farinha de osso e outra durante os meses chuvosos, durante a floração com adubo químico NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.

Pode ser podada apenas com pequenos cortes de contenção. Callistemon é geralmente cultivada como um arbusto, mas ocasionalmente pode ser educada como uma pequena arvoreta.

Multiplica-se por sementes e por estacas.

.

escova-de-garrafa-callistemon-citrinus-arbusto.