Espada de São Jorge – Sansevieria trifasciata

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciata

Sansevieria trifasciata Black Gold Extreme

Herbácea, pertence à família Liliaceae, nativa da África, perene, rizomatosa, de crescimento lento, com 70-90 cm de altura e folhas muito ornamentais.

Os género possui cerca de 60 variedades, mas somente cerca de 15 variedades se encontram cultivadas comercialmente.

Folhas espessas, brilhantes e dependendo da variedade podem ser, verde-acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, todas com estriações de uma tonalidade mais escura.

Inflorescências longas com flores pequenas sem importância ornamental.

.

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciata

.

Usada na decoração de jardins, formando maciços, como bordaduras ao longo de caminhos; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. É usada em vasos para compor a decoração de ambientes internos como sala, escritório, jardim de inverno.

.

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciataSansevieria trifasciata laurentii                                       Sansevieria trifasciata Zeylanica

.

Cuidados com a Espada de São Jorge

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Tolera geadas.

Cultivada a pleno sol, meia sombra e sombra.

Rústica, não é exigente quanto ao solo, desde que muito bem drenado.

Quando plantada em vaso pode-se usar uma mistura de duas partes de terra comum de jardim, duas de terra vegetal e uma de areia. Resiste muito bem a seca. Já o excesso de água pode ser prejudicial, causando o apodrecimento da planta.

Adubar uma vez ao ano, com adubo para cactos e suculentas.

Manter as folhas limpas e livres de poeira.

.

Benefícios

De acordo com pesquisas científica, sansevieria trifasciata: Limpa do ar de benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. E produz oxigênio durante a noite. 

Sansevieria esta no topo da lista, como sendo a mais tolerante de todas as plantas decorativas, por sobreviver as mais inadequadas condições de cultivo, que uma planta pode receber. Basicamente, tem que se esforçar para matar uma sansevieria.

Na cultura popular de algumas religiões do Brasil, a Espada de São Jorge é usada para proteção espiritual. É chamada de espada-de-ogum (quando tem coloração verde) ou espada-de-oxóssi (bicolor, com bordas amarelas).

.

Propagação

Multiplica-se por divisão de touceiras em qualquer época do ano, no entanto, é melhor na primavera. Também por estacas feitas das folhas, enterrando-se a base de pedaços de folhas. Forma touceiras.

.

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciataSansevieria trifasciata silver queen

.

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciataSansevieria trifasciata Zeylanica

.

.