ArbustosFlores

Espirradeira – Nerium oleander

Espirradeira - Nerium oleander

.

A Espirradeira – Nerium oleander é um arbusto, pertence à família Apocynaceae, nativa do mediterrâneo, perene, muito ramificada, de 3-5 metros de altura.

.

Descrição

Folhas persistentes e coriáceas, linear-lanceoladas, de 7-17 cm de comprimento e pecíolo muito curto.

Inflorescências terminais, com flores simples ou dobradas, às vezes perfumadas em vários tons de branco, rosa, vermelho, salmão ou amarelo. Surgem na primavera-verão.

Foram desenvolvidos numerosos cultivares, que variam na cor da flor, na fragrância, no tamanho do arbusto e na variegação da folha.

Indicada para o cultivo como planta isolada; em conjuntos na formação de cercas vivas ou divisórias em grandes jardins; na arborização de parques e jardins.

A planta pode ser conduzida como uma arvoreta.

.

Cuidados com a Espirradeira

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.

É tolerante ao frio subtropical.

Cultivada a pleno sol.

Não é exigente quanto ao solo e aceita uma ampla variedade de solos, incluindo areia, argila e solos salinos. Contudo se desenvolve melhor em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem solto e drenável.

As regas devem ser regulares, mas depois de estabelecida é resistente à um curto período de seca.

Não precisa de adubos, mas se o solo for muito pobre e as plantas estiverem com folhas pálidas, crescimento lento e flores esparsas, adicionar NPK 4-14-8 na primavera e no outono, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante, o excesso de adubo queima a raiz da espirradeira.

No plantio em vasos é necessário adubar.

É aconselhável podar cerca de um terço de cada ramo no outono, para estimular a floração, uma vez que, as flores só brotam nos ramos novos. Para manipulação recomenda-se o uso de luvas.

.

Planta Tóxica

Toda planta é tóxica e tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extremamente tóxicas. Uma folha é suficiente para matar um homem de 80 kg.

Os sintomas da intoxicação, podem aparecer várias horas depois da ingestão e são: dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia, vertigem, sonolência, dispnéia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte. Muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal. A fumaça da queima da espirradeira também é tóxica.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por sementes e estacas preparadas no verão.

.

Espirradeira - Nerium oleander

.

Espirradeira - Nerium oleander

Espirradeira - Nerium oleander

.

.