Flor de Cera – Hoya carnosa

flor-de-cera-hoya-carnosa

.

Trepadeira do tipo cipó, pertence à família Asclepiadaceae, natural da Austrália e China, semi-herbácea, suculenta, perene, pouco ramificada, de crescimento lento e delicado, podendo chegar até 5 metros de altura.

Folhas opostas, coriáceas, carnosas e espessas, com pecíolo curto. Ocorrem ainda variedades de folhas retorcidas e de folhas variegadas de branco ou amarelo.

.

flor-de-cera-hoya-carnosa

.

Inflorescências brancas a rosadas, cerosas, duradouras, pendentes, como pequenos buquês e delicadamente perfumadas, ocorrem durante a primavera-verão.

Utilizada tanto em jardins se fixando a árvores, como na decoração de interiores, especialmente em vasos pendentes e em vasos com pequenos suportes de arame para se fixar.

Hoya carnosa é a mais conhecida, dos mais de 200 tipos diferentes de hoyas, a maioria são nativas da Indonésia. As flores são semelhantes na estrutura em todo gênero, com flores nas cores branca, rosa, amarelo, laranja, verde, roxo, vermelho acastanhado, marrom e quase preto.

Estudos recentes da Universidade da Georgia mostraram que a hoya carnosa é um excelente removedor de poluentes no ambiente interno.

.

Cuidados com Hoya

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 16-30 graus C.

Cultivada sob meia sombra ou intensa iluminação difusa. O sol da manhã é tolerável.

Deve ser cultivada em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e bem drenado. A adubação poderá ser feita na época da sua florada, com fertilizante rico em potássio e fósforo.

No período da primavera e verão a flor de cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma “reserva”.

Não retire flores mortas, ou hastes após elas florescem. Novos conjuntos de flores são formados nessas mesmas hastes na próxima estação. Em vez disso, podar a haste principal para incentivar mais rebentos laterais que podem produzir flores mais tarde.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por estacas cortadas no final do inverno e enraizadas em estufa. Faça estacas de aproximadamente 10 cm, retirando todas as folhas, mas mantendo uma. Também pode ser reproduzida mais facilmente por mergulhia, enterrando-se uma parte do ramo até que ele se enraíze.

.

flor-de-cera-hoya-carnosa

 

.

.