Flores Comestíveis

flores-comestíveis

Há um imenso número de flores que podem fazer parte da alimentação. Elas são adicionadas aos alimentos para fornecer sabor, aroma e cor. Elas podem fazer parte de um prato principal, uma salada, decorando uma sobremesa e congelada em cubos de gelo flutuando em uma bebida.

Para melhor sabor, as flores devem ser frescas e colhidas no início do dia. Muitas flores podem ser comidas inteiras, porém, flores murchas, desbotadas, botões, podem apresentar sabor desagradável e as hastes e estames da maioria das espécies, podem ser amargos.

Algumas flores são seguras para comer apenas em pequenas quantidades. Por exemplo: As flores de maçã (Malus spp.) contêm precursores de cianeto, o amor perfeito (Viola tricolor) contém saponinas, já as flores de Borragem (Borago officinalis) e Hemerocalis (Hemerocallisspp.) são diuréticas.

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos compostos incomuns das plantas.

As flores tóxicas são facilmente confundidas com variedades comestíveis e espécies seguras e inseguras podem compartilhar um nome comum.

Não consuma flores vendidas em floriculturas, que estejam em canteiros ou em locais desconhecidos, pois essas flores podem conter pesticidas.

Uma maneira segura de consumir flores comestíveis é cultivando em casa, assim terá certeza do que está comendo e poderá cuidar pessoalmente das flores. Não é preciso ter um espaço muito grande para isso e podem até mesmo serem plantadas em pequenos vasinhos na varanda.


flores-comestíveis

 

Amor Perfeito – Viola x wittrockiana

Flor de sabor levemente adocicado. Indicada para decorar sopas, sobremesas e saladas. Podem ser cristalizadas ou congeladas em forminhas de gelo, para decorar drinques e refrescos.   Saiba mais…

 


flores-comestíveis

 

Angélica – Polianthes tuberosa

Flor com sabor de alcaçuz. Indicada para saladas, omeletes e sopas.  Saiba mais…

 

 

 


flores-comestíveis

 

Borragem – Borago officinalis

Flor de sabor delicado, semelhante ao do pepino. Indicada para decorar saladas, sopas, coquetéis e congeladas em forminhas de gelo.

 

 


flores-comestíveis

 

Calêndula – Calendula officinalis

Flor de sabor picante e apimentado, pode ser usada como açafrão. Indicada para decorar saladas, tortas, arroz, omeletes, sopas e ensopados.  Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Capuchinha – Tropaeolum majus

Flor de sabor ligeiramente apimentado. Indicada para saladas, recheios de tortas, quiches, compotas e na ornamentação de doces.   Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Cravina – Dianthus chinensis

Flor de sabor delicado e pode variar ligeiramente entre as espécies. Indicada para usar sobre sopas creme, espaguete, salada de frutas, em biscoitos e na preparação de chás.   Saiba mais…

 


flores-comestíveis

 

Crisântemo – Chrysanthemum

Flor de sabor ligeiramente picante. Indicada para decorar saladas, pratos de arroz e burritos.  

 

 


flores-comestíveis

 

Flor de Abóbora – Familia Cucurbitaceae

Flor de sabor doce e suave. Indicada para ser frita, empanada e recheada.

 

 


flores-comestíveis

Flor de Alho – Allium

Todas as flores da família do allium são comestíveis. Flores de sabor picante, variando conforme a espécie. Indicadas para serem usadas em saladas, perfumar azeite e vinagre. Cebola (Allium cepa), alho (Allium sativum), alho-poro (Allium ampeloprasum) e cebolinha (Allium schoenoprasumand).

 


flores-comestíveis

 

Geranio – Pelagonium

Flor de sabor que vai do limão ao mentolado. Indicada para uso em sorvetes, polvilhada sobre sobremesas, bebidas e congeladas em forminhas de gelo.                 Saiba mais…

 


flores-comestíveis

 

Girassol – Helianthus annuus

Flor sabor suave de nozes, colher pétalas de flores mais novas. Indicada para uso em saladas.  Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Hibisco – Hibiscus rosa-sinensis

Flor de sabor cítrico e frutado, mas é ligeiramente ácido. Indicada para uso em saladas, xaropes, chás e bebidas alcoólicas.   Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Lavanda – Lavandula

Flor de sabor doce e picante. Indicada para uso em bolos, tortas, biscoitos, sorvetes, geleias, chás.   Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Petúnia- Petunia hybrida

Flor de sabor floral, porém de paladar duvidoso. Indicada para decoração de bolos e sobremesas em geral.   Saiba mais…

 

 


flores-comestíveis

 

Rosa – Familia Rosaceae

Flor de sabor floral encorpado, quanto mais perfumada a rosa, melhor o sabor. Indicada para uso em geléias, bolos, sorvetes, manteigas e para decorar sucos e licores. Rica em Vitamina C.   Saiba mais…

 


flores-comestíveis

 

Violeta perfumada – Viola odorata

Flor de sabor adocicado. Indicada para bolos, tortas, tanto na forma crua, como cristalizadas.   Saiba mais…

 

 


.

.