Flores Comestíveis

Há um imenso número de flores que podem fazer parte da alimentação. Elas são adicionadas aos alimentos para fornecer sabor, aroma e cor. Elas podem fazer parte de um prato principal, uma salada, decorando uma sobremesa e congelada em cubos de gelo flutuando em uma bebida.

Para melhor sabor, as flores devem ser frescas e colhidas no início do dia. Muitas flores podem ser comidas inteiras, porém, flores murchas, desbotadas, botões, podem apresentar sabor desagradável. As hastes e estames da maioria das espécies, podem ser amargas.

Algumas flores são seguras para comer apenas em pequenas quantidades, por exemplo: As flores de maçã (Malus spp.) contêm precursores de cianeto, o amor perfeito (Viola tricolor) contém saponinas, já as flores de Borragem (Borago officinalis) e Hemerocalis (Hemerocallis spp.) são diuréticas.

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos compostos incomuns das plantas.

As flores tóxicas são facilmente confundidas com flores comestíveis e espécies seguras e inseguras podem compartilhar um nome comum.

Não se deve consumir flores vendidas em floriculturas, de canteiros e locais desconhecidos, pois essas flores podem conter pesticidas.

Uma maneira segura de consumir flores comestíveis é cultivando em casa, assim terá certeza do que está comendo e poderá cuidar pessoalmente das flores. Não é preciso ter um espaço muito grande para isso e podem até mesmo serem plantadas em pequenos vasinhos na varanda.


Flores Comestíveis

 

Amor Perfeito – Viola x wittrockiana

Flor de sabor levemente adocicado. Indicada para decorar sopas, sobremesas e saladas. Podem ser cristalizadas ou congeladas em forminhas de gelo, para decorar drinques e refrescos.   Saiba mais…

 


Flores Comestíveis

 

Angélica – Polianthes tuberosa

Flor com sabor de alcaçuz. Indicada para saladas, omeletes e sopas.  Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Borragem – Borago officinalis

Flor de sabor delicado, semelhante ao do pepino. Indicada para decorar saladas, sopas, coquetéis e congeladas em forminhas de gelo.

 

 


Flores Comestíveis

 

Calêndula – Calendula officinalis

Flor de sabor picante e apimentado, pode ser usada como açafrão. Indicada para decorar saladas, tortas, arroz, omeletes, sopas e ensopados.  Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Capuchinha – Tropaeolum majus

Flor de sabor ligeiramente apimentado. Indicada para saladas, recheios de tortas, quiches, compotas e na ornamentação de doces.   Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Cravina – Dianthus chinensis

Flor de sabor delicado e pode variar ligeiramente entre as espécies. Indicada para usar sobre sopas creme, espaguete, salada de frutas, em biscoitos e na preparação de chás.   Saiba mais…

 


Flores Comestíveis

 

Crisântemo – Chrysanthemum

Flor de sabor ligeiramente picante. Indicada para decorar saladas, pratos de arroz e burritos.  

 

 


Flores Comestíveis

 

Flor de Abóbora – Familia Cucurbitaceae

Flor de sabor doce e suave. Indicada para ser frita, empanada e recheada.

 

 


Flores Comestíveis

Flor de Alho – Allium

Todas as flores da família do allium são comestíveis. Flores de sabor picante, variando conforme a espécie. Indicadas para serem usadas em saladas, perfumar azeite e vinagre. Cebola (Allium cepa), alho (Allium sativum), alho-poro (Allium ampeloprasum) e cebolinha (Allium schoenoprasumand).

 


Flores Comestíveis

 

Geranio – Pelagonium

Flor de sabor que vai do limão ao mentolado. Indicada para uso em sorvetes, polvilhada sobre sobremesas, bebidas e congeladas em forminhas de gelo.  Saiba mais…

 


Flores Comestíveis

 

Girassol – Helianthus annuus

Flor sabor suave de nozes, colher pétalas de flores mais novas. Indicada para uso em saladas.  Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Hibisco – Hibiscus rosa-sinensis

Flor de sabor cítrico e frutado, mas é ligeiramente ácido. Indicada para uso em saladas, xaropes, chás e bebidas alcoólicas.   Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Lavanda – Lavandula

Flor de sabor doce e picante. Indicada para uso em bolos, tortas, biscoitos, sorvetes, geleias, chás.   Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Petúnia- Petunia hybrida

Flor de sabor floral, porém de paladar duvidoso. Indicada para decoração de bolos e sobremesas em geral.   Saiba mais…

 

 


Flores Comestíveis

 

Rosa – Familia Rosaceae

Flor de sabor floral encorpado, quanto mais perfumada a rosa, melhor o sabor. Indicada para uso em geléias, bolos, sorvetes, manteigas e para decorar sucos e licores. Rica em Vitamina C.   Saiba mais…

 


Flores Comestíveis

 

Violeta perfumada – Viola odorata

Flor de sabor adocicado. Indicada para bolos, tortas, tanto na forma crua, como cristalizadas.   Saiba mais…

 

 

 


.

.