Fotínia – Photinia x fraseri “Red Robin”

Fotinia - Photinia x fraseri Red Robin

.

Arbusto, pertence à família Rosaceae, perene, ereto, ramificado, de crescimento rápido, de até 5 metros de altura e folhagem muito ornamental.

Photinia x fraseri é um híbrido originário do cruzamento entre duas espécies de Photinia (P. Glabra e P. Serrulata). Este híbrido foi originalmente descoberto no Fraser Nursery em Birmingham, Alabama, em torno de 1940.

‘Red Robin’ é uma cultivar ligeiramente mais compacta que foi criada na Nova Zelândia e tem uma cor vermelha mais brilhante na nova folhagem.

Folhas elípticas, coriáceas, alternas, com margens serrilhadas, verdes escuras brilhantes. Na primavera com o crescimento da planta, surgem novas folhas na cor bronze a cobre avermelhado.

Inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores brancas, pequenas, de 5 pétalas e aroma desagradável. Surgem na primavera-verão.

Em jardim, a fotínia é usada isolada em meio a gramados, também em conjunto formando maciços e cercas-vivas. Pode ser educada como arvoreta.

.

Cuidados com a Fotínia

Clima: Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.

A fotínia é cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas moderadas. Uma vez estabelecida tolera curtos períodos de seca.

No início da primavera usar adubo orgânico ou adubo mineral NPK 10-10-10.

Recomenda-se fazer podas de formação no final da primavera-verão para obter um arbusto mais cheio e para estimular o crescimento de novas folhas vermelhas.

Já em cercas-vivas, as podas mais frequentes reduzem o período de floração estimulando um adensamento maior do arbusto, além de incentivar o constante brotamento das folhas vermelhas.

Multiplica-se por estacas.

.

Fotinia - Photinia x fraseri Red Robin

.

.