Gerânio Pendente – Pelargonium peltatum

Gerânio Pendente – Pelargonium peltatum

.

Herbácea, pertence à família Geraniaceae, nativa da África, perene, pendente, de ramos articulados de até 1 metro de comprimento.

Folhas carnosas com cinco recortes, com 5-8 cm de diâmetro.

Inflorescências de hastes longas e pendentes com várias flores simples ou dobradas em diversas cores. Surgem principalmente na primavera-verão.

Devido a beleza de suas flores em meio a vistosa folhagem, presta-se para maciços e bordaduras no jardim, mas tem sua beleza destacada em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com o Gerânio

Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico. Aprecia regiões mais frias ou de temperaturas mais amenas sem geadas.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões muito quente meia-sombra.

Solo fértil, rico em matéria orgânica e acrescido de farinha de osso, bem drenável com regas regulares. Regar de preferência pela manhã, para dar tempo do solo secar antes do por do sol. Evitar molhar flores e folhas.

Fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico NPK 4-14-08.

Fazer podas de limpeza, removendo galhos e flores secas, para estimular o crescimento de novas flores e melhorar a estética da planta.

O Gerânio necessita de podas após a florada, para manter o porte baixo de 30-40 cm e assim estimular a ramificação e aumentar a florada.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se cortadas no período que antecede a primavera e postas a enraizar em estufas.

.

Gerânio Pendente – Pelargonium peltatum

.

Gerânio Pendente – Pelargonium peltatum

.

.