Gloriosa – Gloriosa rothschildiana

Gloriosa - Gloriosa rothschildiana

.

Herbácea escandente, pertence à família Colchicaceae, nativa do Sul da África, perene, com raízes tuberosas, de crescimento rápido, com até 2 metros de altura.

Folhas decorativas, lanceoladas, glabras, de 7-16 cm de comprimento, com gavinhas em suas pontas. Durante o inverno a planta passa por um repouso vegetativo, perdendo totalmente a folhagem.

Flores terminais, solitárias, sobre pedúnculo longo, com pétalas, onduladas, recurvadas, como se estivessem invertidas, são vermelhas com a base e bordas amarelas. Seu crescimento vigoroso permite a obtenção de florações sucessivas na mesma estação. Surgem na primavera-verão.

É indicada para cultivo em jardins, junto a cercas ou grades, por precisar de um suporte para se manter e adapta-se ao plantio em vasos e floreiras.

A Gloriosa sobe ou passa por cima de outras plantas com o auxílio de gavinhas nas extremidades das suas folhas. Para uma planta mais vistosa, o ideal é treinar seus ramos em uma treliça ou suporte.

É muito utilizada como flor-de-corte. Cortar as flores antes que as pétalas se curvem para trás, durão até 8 dias.

.

Cuidados com a Gloriosa

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Preferem temperaturas de 15-24° C. É tolerante a baixas temperaturas de inverno (10° C.).

Aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, e levemente ácido, bem drenado e regado regularmente. Não tolera o solo encharcado.

Em regiões muito quente, evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia.

.

Adubo e Poda

Adubar a cada 2-3 semanas com adubo líquido NPK 4-14-8. Na fase de crescimento diluir a dose pela metade.

Não necessita de podas.

.

Planta Tóxica

Todas as partes da gloriosa são venenosas. Manter longe de crianças e animais de estimação. Lave bem as mãos após manusear os tubérculos, folhas, flores ou sementes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes no final do inverno e principalmente pela separação das raízes tuberosas.

.

Gloriosa - Gloriosa rothschildiana

.Gloriosa - Gloriosa rothschildiana

.

.