FolhagensPlantas Aquáticas

Inhame preto – Calocasia esculenta “aquatilis”

Capim palmeira - Curculigo capitulata

.

O Inhame preto – Calocasia esculenta é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativo da Ásia Tropical, perene, ereto, aquático, rizomatoso e estolonífero, acaule, entouceirado e de 0,7-1,2 metros de altura.

.

Descrição

Folhas com pecíolo longo, de lâmina membranácea negro-arroxeada, cujo tom diminui em certas épocas do ano, surgem naturalmente no final do inverno e permanecem exuberantes durante primavera/verão, retornando em seguida a seu ciclo de dormência natural.

Flores na cor branco-amareladas, são raramente produzidas e quando ocorrem, normalmente ficam escondidas pela folhagem. Sem importância ornamental.

Usado em jardins, formando maciços, canteiros; em forma de renque junto a muros; em ambientes aquáticos, como margens de rios e lagos, tanto dentro quanto fora d’água.

.

Cuidados com o Inhame preto

Clima: Tropical, Subtropical.

Não tolera baixas temperaturas.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Rústica, cresce bem em ambas as condições, em solos firmes como planta ornamental e em solos encharcados como planta aquática.

Quando plantado em solo firme, o mesmo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido levemente úmido. Apesar de apreciar a umidade não gosta de encharcamento.

Em ambientes aquáticos, como margens de rios e lagos, pode ficar tanto dentro como fora d’água.

.

Planta Tóxica

O Inhame preto é uma planta tóxica, se ingerida crua.

.

Propagação

Multiplica-se por divisão de touceira o ano todo, contendo o respectivo rizoma e surgem na base, cordões longos e arroxeados (estolões) que crescem sobre a superfície do solo, gerando novas plantas.

.

Capim palmeira - Curculigo capitulata.

.