Jasmim do Caribe – Plumeria pudica

jasmim-do-caribe-plumeria-pudica

Arbusto, pertence à família Apocynaceae, nativa da América Tropical, perene, de 2-4 metros de altura.

Folhas em formato de uma colher, verde escuro e brilhante.

Flores em forma de um buquê, brancas com um toque levemente amarelado que vai acentuando em direção ao centro da flor, localizada na parte superior da planta. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera.

Em paisagismo é usada isolada como ponto focal em meio a gramados, em grupos formando maciços e em renques; também é muito usada em grandes vasos. Pode ser conduzida como arvoreta.

Clima: Tropical, Subtropical. Suporta bem a salinidade.

Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcado.

Rústica não precisa de adubo, mas para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, no início da primavera, com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso, e outra no verão com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Aplique na projeção da copa, nunca junto ao caule.

Podas de formação após a florada.

Multiplica-se por estaquia de ramos, no início da primavera. Deixar uma estaca de uns 10 cm descansar por 2 dias para enxugar a seiva leitosa, antes de plantar.

jasmim-do-caribe-plumeria-pudica

jasmim-do-caribe-plumeria-pudica.

.