Kalanchoê – Kalanchoê blossfeldiana

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana

.

Herbácea suculenta, pertence à família Crassulaceae, nativa de Madagascar, perene, de 20-30 cm de altura, ramificada mas compacta.

Folhas ovaladas, carnosas e denteadas.

Kalanchoê blossfeldiana é a espécie pura, com flores vermelho escarlet de 4 pétalas agrupadas. Mais a partir de inúmeros processos de hibridação, surgiram mais tarde flores simples ou dobradas, em diversos tons de vermelho, pink, laranja, amarelo e creme. Muito ornamentais e bastante duráveis. Surgem no início do inverno até a primavera.

.

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana

.

Em paisagismo é usada em jardins formando maciços em meio à gramados, também como forração e em bordaduras, jardineiras e vasos.

.

Cuidados com o Kalanchoê 

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Tolerante ao frio.

Kalanchoê aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.

Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecida com farinha de osso, bem drenado com regas moderadas. Muita água faz com que a planta apodreça e pouca água causa queda prematura de folhas e flores. Evitar molhar flores e folhas quando regar.

Para garantir maiores floradas, fazer adubações com adubo químico NPK 4-14-8.  

Recomendado fazer podas de limpeza, removendo hastes à medida que as flores forem murchando.

Apesar de planta perene, os canteiros devem ser renovados anualmente a fim de que o conjunto mantenha-se com bom aspecto, pois as floradas seguintes são menores.

.

Curiosidade

O florescimento dos Kalanchoes é controlado pelo chamado fotoperíodo (duração do dia em horas de luz). No inverno o dia passa a ter menos de 12 horas de luz, é quando a planta ativa o aparecimento das flores. Viveiristas passaram a provocar o fenômeno artificialmente, colocando os Kalanchoes em lugares escuros das 16 horas de um dia às 7 horas do dia seguinte, induzindo a planta a entender que os dias são mais curtos. 

Repetem o processo por vários dias seguidos, até os botões florais surgirem. Nesse momento suspendem a operação e o florescimento acontece por várias semanas seguidas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, estacas e folhas, mas somente por sementes as mudas serão perfeitas.

.

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana

.

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana

.

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana

.

Kalanchoê - Kalanchoê blossfeldiana..

.