Lâmia – Lamium maculatum

Lamia - Lamium maculatum

.

Herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa da Europa e Ásia, perene, de crescimento rápido, ramificada apenas na base, de ramagem avermelhada e quadrangular, de 20-40 cm de altura e muito ornamental.

Folhas de lâmina membranácea, com a face superior marcada pela nervação impressa, de margens dentadas, de 4-6 cm de comprimento.

Inflorescências ascendentes, em racemos terminais e axilares, com flores cor de rosa, rosa, lavanda escuro ou branco. Surgem na primavera-verão e atraem borboletas.

Esta espécie é muito variável em termos de tamanho, forma da folha, pilosidade e cores de flores. Numerosos cultivares têm sido desenvolvidos, principalmente por suas folhas coloridas e varigatas.

É adequada para áreas de sombra peneirada com alguma úmidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.

Lamium é usada em jardins como forração, como bordadura de caminho; também cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente.

.

Cuidados com o Lamium

Clima: Subtropical, Mediterrâneo. Aprecia o clima frio, mas não tolera geadas.

Se for submetido à geada, o lamium vai se recuperar na primavera, uma vez que entra em seu ciclo de crescimento.

Cultivada a meia sombra ou sombra (mas em local bem iluminado), em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido. Uma vez estabelecida, torna-se mas tolerante a seca.

Fazer adubações no ano seguinte ao plantio. Regar bem o solo e antes de aplicar o adubo líquido NPK 10-10-10, apenas na raiz, evitando molhar as folhas.

Esta é uma planta perene de alta manutenção, que vai exigir cuidados regulares e manutenção, pode ser podada a em qualquer época.

Multiplica-se por divisão da planta e por estacas. Quando uma hastes toca o chão, surgem raízes, formando uma nova planta. Para forrações, plantar com espaçamento de 20 cm entre plantas, desencontrando as linhas com a mesma medida.

.

Lamia - Lamium maculatum

.Lamia - Lamium maculatum.

.


.