ArbustosFloresPlantas Medicinais

Lavanda Inglesa – Lavandula angustifolia

Lavanda Inglesa - Lavandula angustifolia

.

Lavanda Inglesa – Lavandula angustifolia é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa do Mediterrâneo, perene, ereta, aromática, lenhosa na base, densamente ramificada, de 1-1,20 metros altura.

O gênero Lavandula inclui 28 espécies de arbustos e arbustos aromáticos.

.

Descrição

Folhas lineares, verdes, de 2-6 centímetros e são aromáticas.

Inflorescências tipo espiga, com flores cor-de-rosa-roxo, bastante perfumadas. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas e outros insetos alados.

Em paisagismo é muito usada na decoração de jardins formando maciços densos, margeando caminhos e pode ser usada em vasos e jardineiras.

Muito usada em arranjos florais secos.

.

Cuidados com a Lavanda Inglesa

Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical.

Aprecia o frio invernal do Sul, não sendo indicada para as regiões tropicais e subtropicais quentes.

Cultivada a pleno sol.

Planta rústica quanto ao solo, podendo ser pobre, rochoso, seco, árido, ou preparado com uma mistura de areia, terra e composto orgânico, com pH neutro ou ligeiramente alcalino, desde que bem drenado.

As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar antes de regar novamente. Quando estabelecida, suporta curtos períodos de seca e geadas leves.

Fertilizar no início da primavera com adubo orgânico e farinha de osso ou adubo mineral de liberação lenta 4-14-8, usando a metade da dose indicada pelo fabricante.

Fazer podas no fim do inverno, cortar apenas os ramos verdes, se podar ramos lenhosos, a planta não vai crescer. Respeitar a forma arredondada da planta. Remover as flores secas, para incentivar nova floração.

O ideal é fazer o replante a cada dois ou três anos para mantê-las saudáveis e com floração abundante.

.

Usos

A Lavanda Inglesa pode ser armazenada por meses ou mesmo anos, se mantida em um local seco e longe da luz solar. O ideal é pendurar ramos da flor para secar antes de guardar. Essas flores podem ser usadas em saquinhos de filó ou algodão para perfumar as roupas em armários e para espantar traças.

.

Benefícios

A lavanda é usada na medicina popular como: sedativa, digestiva, anti-reumática e antiinflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante.

Na industria possui ampla aplicação em perfumes e cosméticos.

Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes (difícil germinação), estaquia e por divisão da planta.

O crescimento é bem mais lento do que o da lavanda francesa.

O espaço as plantas é de 40-50 cm.

.

Lavanda Inglesa - Lavandula angustifolia

.

Lavanda Inglesa - Lavandula angustifolia

 

.