Mamona – Ricinus communis

Mamona - Ricinus communis

.

Arbusto, pertence à família Euphorbiaceae, nativa da Africa, Asia, perene, ereto, lenhoso na base, de até 12 metros de altura.

Ricinus communis pode variar muito em seu hábito de crescimento e aparência. A variedade foi aumentada por criadores que selecionaram uma variedade de cultivares para produção de óleo e outra de plantas ornamentais com folhas e flores coloridas.

Folhas alternas, palmadas, com 5-12 lóbulos, lustrosas, de 5-45 cm de comprimento, com margens dentadas e sustentadas por longos e fortes pecíolos. Na forma típica da espécie, elas surgem com tonalidades avermelhadas que gradualmente vão atingido a cor verde clara ou verde-escura.

Inflorescências terminais do tipo panícula. As flores femininas são geralmente na cor verde, ou de tonalidades avermelhadas, sem pétalas. As flores masculinas são amarelo esverdeadas, com estames na cor creme. Surgem quase o ano todo.

Frutos são cápsulas espinhosas, esverdeadas, que contém sementes grandes, ovais, brilhantes, altamente venenosas. As cápsulas secas se dividem em três partes, expondo e liberando as sementes.

Usada como uma planta decorativa em grandes sítios e fazendas.

.

Cuidados com a Mamona

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Temperado.

Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares. Quando estabelecido suporta pequenos períodos de seca.

A mamona pode ser podada para limitar o tamanho.

Cresce selvagem em encostas rochosas, ao longo de estradas e nas bordas de terras cultivadas.

.

Planta Tóxica

Todas as partes da Mamona, incluindo as sementes, são venenosas.

A semente é tóxica devido principalmente a uma proteína chamada ricina, que quando purificada é mortal mesmo em pequenas doses. Mais de três sementes podem matar uma criança; mais de oito, um adulto.

A toxina não ocorre no óleo puro e pode ser consumido. Foi usado medicinalmente como um remédio para tudo, desde constipação até azia. É um purgativo eficaz (laxante) e pode ser usado externamente como um emoliente para a pele seca.

O Ricinus é extremamente alergênico.

A planta produz quantidades abundantes de pólen muito leve, que facilmente se tornam aerossóis e podem ser inalados nos pulmões, provocando reações alérgicas.

A seiva da planta causa erupções cutâneas. Indivíduos que são alérgicos à planta também podem desenvolver erupções cutâneas de apenas tocar as folhas, flores ou sementes.

Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

.

Usos e Benefícios da Mamona

O seu principal produto derivado é o óleo de mamona industrial. É uma importante matéria prima para a indústria química, sendo utilizado na composição de inúmeros produtos como tintas, vernizes, cosméticos, lubrificantes, plásticos etc. A lista de produtos feitos a partir de óleo de mamona é muito extensa, tendo mais de 400 itens.

A torta de mamona e um subproduto da mamona e é usado como fertilizante com alto teor de nitrogênio. Em todo o mundo, seu uso predominantemente tem sido como adubo orgânico de boa qualidade, eficiente na recuperação de terras esgotadas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes.

.

Mamona - Ricinus communis

.

Mamona - Ricinus communis

.

.