Mini Ixora – Ixora coccinea compacta

Mini Ixora - Ixora coccinea compacta

.

Arbusto, pertence à família Rubiaceae, nativo da Malásia, perene, ereto, ramificado, de 0,40-0,80 cm de altura e muito ornamental.

Folhas elítico-ovaladas, pequenas verde-escuras, espessas, sem pecíolo.

Inflorescências terminais, globolosas, densas, com flores pequenas de tubo longo, cerosas, com corola expandida em cruz, de cor vermelho-alaranjada. Há variedades de inflorescências em tons amarelo e rosa. Surgem no decorrer do ano, exceto no inverno.

Usada na decoração de jardins formando maciços, margeando caminhos, contornando árvores e como cerca viva; também muito cultivada em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com a Mini Ixora

Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera frio e inverno inferior a 15 graus pode afetar seu desenvolvimento.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra. Apresenta florescimento mais intenso em regiões de clima quente e úmido.

Regas diárias na primavera-verão, mas sem encharcamentos. No outono-inverno regar moderadamente.

Rústica quanto ao solo, mais aprecia solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica e farinha de osso para uma floração mais intensa.

No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8.

Podas logo após a floração, para estimular o crescimento. A Mini ixora floresce na ponta dos ramos, então podas fora de época, diminuirá o número de inflorescências.

Multiplica-se por estacas.

.

Mini Ixora - Ixora coccinea compacta

.Mini Ixora - Ixora coccinea compacta

.Mini Ixora - Ixora coccinea compacta

.
Mini Ixora - Ixora coccinea compacta.

.