Palmeira Fenix – Phoenix roebelenii

Palmeira Fenix - Phoenix roebelenii

.

Palmeira de pequeno porte, pertence à família Arecaceae, nativa da Ásia, perene, de crescimento lento, altura de 2-4 metros, estipe com cerca de 20 cm de diâmetro, marcado pela inserção das folhas, dando aspecto de escamas grossas.

Folhas compostas, pinadas de coloração verde escura brilhante, com cerca de 1,50 de comprimento, flexíveis, dando um aspecto delicado à planta, próximo ao caule têm espinhos grandes.

Inflorescência amarela em grande quantidade, é uma planta dióica (produz flores femininas e masculinas, em plantas separadas).

Frutos na planta feminina, pequenos, globosos e de coloração vinho-escuro. Surgem no verão ou início do outono e são muito apreciados pelos pássaros.

Usada de forma isolada ou em pequenos grupos sendo excelente para pequenos espaços, como entrada de prédios e vasos, mantidos em locais com bastante iluminação. Evitar locais com crianças por causa dos espinhos.

.

Cuidados com a Palmeira Fenix

Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico e Equatorial.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido. Tolerante a salinidade do solo.

É recomendado usar de uma a duas vezes ao ano, um fertilizante rico em nitrogênio. Algumas alternativas são: torta de mamona, uréia ou NPK na formulação 20-10-10.

Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo folhas secas.

Multiplica-se por sementes.

.

Palmeira Fenix - Phoenix roebelenii

.

.

.