Piteira do caribe – Agave angustifolia

Piteira do caribe - Agave angustifolia

.

Agave é um gênero de plantas suculentas, pertence à família Asparagaceae, nativa das Antilhas e México, perene, monocárpica (só floresce uma vez na vida), de 0,70-1,5 metros de altura.

Folhas coriáceas, fibrosas, longas, estreitas com pequenos espinhos nas margens e terminando com um espinho na ponta, dispostas em roseta, coloridas de verde e branco. Existe uma variedade de margens amareladas.

Quando adulta com cerca de 8-10 anos de idade, este agave irá produzir uma haste grossa e verde, que surge do centro da planta elevando-se, de 3-4 metros de altura, com flores pequenas sem importância ornamental.

Planta rústica, de belo efeito ornamental, indicada para áreas maiores, ensolaradas e afastadas do trânsito de crianças e idosos.

Excelente como planta isolada ou para formação de grupos em meio aos gramados ou nos jardins rochosos.

Não se recomenda seu plantio em entradas de edifícios, passagens de pedestres nem em jardineiras de condomínios, para evitar ferimentos pelas suas pontas muito aguçadas. Essas pontas podem ser retiradas, quando cultivado em áreas de alto tráfego.

.

Piteira do caribe - Agave angustifolia

.

Cuidados com a Piteira do caribe

Clima: Semi-árido, Equatorial, Tropical e Subtropical. Não tolera geadas.

Rústica não é exigente quanto ao solo, mas pode exibir uma forma bem mais interessante se o solo for fértil, tiver boas condições de drenagem. Suporta solo mais seco, regar somente quando o substrato secar.

Podas não são necessárias em agaves, mas se as folhas inferiores forem podadas, a planta ficará com um tronco e perderá sua aparência natural.

.

Piteira do caribe - Agave angustifolia

.

Se não for devidamente controlado, o agave pode formar moitas densas. Após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.

O tronco curto serve para a produção de Mezcal, nome genérico para os licores mexicanos, que incluem a conhecida tequila.

É geralmente livres de pragas e doenças.

Multiplica-se por brotações que podem ser destacados da planta matriz e por bulbilhos (brotos) que brotam no caule das hastes florais.

.

Piteira do caribe - Agave angustifolia.

.