Sapatinho de Judia – Thumbergia mysorensis

Sapatinho de Judia - Thumbergia mysorensis

.

Trepadeira volúvel, da família Acanthaceae, originária da Índia, perene, semi-lenhosa, vigorosa com ramos de até 20 metros de comprimento e muito ornamental.

Folhas cartáceas, de cor verde escuro, com 12-20 cm de comprimento.

Inflorescências longas, pendentes, com numerosas flores amarelas e marrom avermelhado, que nascem em formato de grandes cachos. Surgem na primavera-verão.

Sobe enrolando-se em espiral no primeiro suporte que encontra. Quando atinge o teto e não tem mais para onde subir, fica com seus ramos pendentes.

Em jardins são usadas apoiadas em caramanchões e pérgolas altas, com no mínimo 2,5 m de altura, para que os cachos de flores possam ficar livres.

As flores do Sapatinho de Judia atuam como recipientes para chuva, que depois se mistura com o néctar e pólen para produzir uma bebida doce que é muito popular com pequenos pássaros e borboletas.

.

Cuidados com o Sapatinho de Judia

Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera geadas e ventos fortes.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra. O florescimento é mais intenso quando cultivada a pleno sol.

Solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas moderadas.

Para garantir maiores floradas, fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico NPK 4-14-8.

Todos os anos no final do inverno, realizar uma poda leve em ramos secos e doentes.

Multiplica-se por estacas, após o florescimento e enraizadas em estufa.

.

Sapatinho de Judia - Thumbergia mysorensis

.

Sapatinho de Judia - Thumbergia mysorensis.

.