JardinagemJardinagem ..

Tipos de Vasos para Plantas Ornamentais

Tipos de Vasos para Plantas

.

Os vasos mais bonitos são os que tem afinidade natural com o ambiente, que entra em acordo com os detalhes arquitetônicos vizinhos.

A maioria das plantas anuais crescem melhor em vasos, do que no solo, ao passo que os arbustos, as árvores e as trepadeiras quando envasadas, embora crescam bem, tem a tendência de não atingir o tamanho que teriam quando criados no solo.

Na escolha do vaso, deve-se deixar que a planta ganhe evidência: as cores muito vivas e um excesso de decoração levam a atenuar a beleza natural das flores e das folhas cultivadas.

Quando vasos de barro são deixados ao sol, surgem manchas brancas devido a exsudação dos sais contidos no barro. Deixados a sombra, começam a aparecer musgos e líquens no exterior e a cor altera-se, por vezes ficando com um tom de ferrugem escura e outras vezes com tonalidades claras de pêssego e areia.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Podemos apressar o processo de envelhecimento pintando os vasos porosos com iogurte ou adubo.

Para quem não gosta da aparência envelhecida do vaso, uma dica é pintar com tinta impermeabilizante a parte interna para evitar que fiquem com manchas brancas na parte externa.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Há vasos improvisados que servem muito bem. Velhas panelas de ferro, baldes de ferro galvanizado e grandes latas pintadas, cestos, tinas de pedra e cerâmica, conchas grandes, um carrinho de mão, troncos ocos, tudo pode ser usado e com grande efeito e custo mínimo.

Vasos de porcelana ou utensílios usados como vaso se distinguem de outros produtos cerâmicos, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade. A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vasos de barro, são porosos e mantêm a terra fresca por mais tempo, conferem um aspecto rústico e natural, mas tendem a ressecar no sol, por isso, a terra deve ser mantida sempre úmida.

Barro é um material de grande resistência e após submetido a uma secagem lenta à sombra para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas, que lhe atribuem rigidez e resistência.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vaso de Terracota é quando o vaso de barro é colocado no forno e adquire coloração vermelha.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vasos de cerâmica esmaltada – “vasos Vietnamitas” – são feitos de cerâmica, porém, levam uma queima diferente, o que lhes da maior durabilidade e ainda recebe uma pintura vitrificada.

São mais caros e podem ser utilizados para plantas maiores.

..

Tipos de Vasos para Plantas

Os vasos de madeira são Leves e versáteis, se integram no ambiente natural do jardim, tanto para ambientes internos quanto externo, porém são muito quentes.

Geralmente são usados como cachepots. A madeira com o sol e a chuva, podem apodrecer e torna-se necessário a aplicação de uma camada de verniz sobre ele.

.

Tipos de Vasos para Plantas

O vaso de plástico tende a esquentar demais quando exposto ao sol, esse calor é facilmente transferido ao solo, o que pode prejudicar a planta.

Esses vasos servem de base para vaso de vidro ou madeira. São elásticos, leves e estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e são de baixo custo. A matéria-prima do plástico geralmente é o petróleo. 

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vasos de cimento ou concreto são resistentes, duráveis, podem ser pintados com tinta PVA na cor desejada e estão disponíveis em vários tamanhos e formatos, alem de ser de baixo custo. São ótimos para áreas externas.

O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vasos Metálicos são leves e elegantes. Podem vir com rodízios ou pés fixos, com ou sem caixa para recolhimento da água e podem ser feitos sob encomenda em qualquer tamanho e também reforçados nas laterais e bordas. Uma vantagem é sua utilização em áreas que não suportam cargas pesadas.

São fabricados com chapas metálicas galvanizadas e terminam com uma pintura eletrostática.

.

Tipos de Vasos para Plantas

Vasos de polietileno são resistentes, leves, fáceis de transportar e de manusear. Estão disponíveis em diversos tamanhos e formatos, alguns recebem proteção de raios ultravioleta, que ajudam a preservar a cor dos vasos expostos ao sol.

Podem ser usados tanto em ambientes internos como externos. O polietileno é um dos plásticos mais importantes da atualidade, em suas variadas formas possui propriedades únicas, tais como resistência ao impacto, alta flexibilidade, boa trabalhabilidade, estabilidade térmica e química.

Vasos de fibra de vidro se caracterizam pela beleza e durabilidade. Fibra de vidro é um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro que não são rígidos e são altamente flexíveis.

Quando adicionado à resina poliéster (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro

.

Vaso de fibra de coco é um produto ecológico, de excelente capacidade de reter umidade para as raízes. A desvantagem é que com o tempo perdem a forma, escurecem e possuem tamanho limitado.

A fibra provém do coco, sua elasticidade é muito grande. Tem uma boa resistência ao desgaste.

.

Vasos de pedra são super porosos, o que pede um vaso de plástico no lado interno, para conter a planta. Esses vasos podem ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. São pesados e estão disponíveis em dimensões e formatos limitados.

.

.