Tumbergia Azul – Thumbergia grandiflora

tumbergia-azul-thumbergia-grandiflora

.

Trepadeira volúvel, pertence à família Acanthaceae, nativa da Índia, semi lenhosa, perene, muito vigorosa, de 5-6 metros de altura, de folhagem ornamental.

Folhas ovaladas ou triangulares com alguns dentes, verdes escuras e brilhantes.

Flores em inflorescências curtas, azuis com o centro claro. Surgem durante o decorrer de quase o ano todo, principalmente na primavera e verão. Na variedade alba, as flores são brancas. Esta trepadeira é muito atrativa para as borboletas e abelhas.

Em paisagismo é usada em jardim apoiada em caramanchões, pergolas, arcos, treliças e cercas extensas. Sobe enrolando-se em espiral no primeiro suporte que encontra.

.

Cuidados com a Tumbergia

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Tolera bem o frio subtropical, desde que não haja quedas bruscas de temperatura ou geadas.

Aprecia o sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, drenado e com regas regulares.

Para garantir maiores floradas, fazer adubações duas vezes ao ano, uma no fim do inverno, com esterco de gado bem curtido e enriquecido com farinha de osso e outra no verão com adubo químico NPK 4-14-8.

Multiplica-se facilmente por estacas.

.

tumbergia-azul-thumbergia-grandiflora.

tumbergia-azul-thumbergia-grandiflora….

.