ArbustosFlores

Violeteira – Duranta erecta L.

Violeteira - Duranta erecta L.

.

A Violeteira – Duranta erecta é um arbusto lenhoso, pertence à família Verbenaceae, do México até o Brasil, perene, de 3-6 metros de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Hastes longas e pendentes, densas, amarelas-esverdeadas com ou sem espinhos.

Folhas verde-claras, coriáceas e com bordas serrilhadas.

Inflorescências recurvadas com muitas flores pequenas, azuladas ou cor-de-violeta margeadas de branco, formam-se cachos que vão desabrochando sequêncialmente. Surgem na primavera-verão.

Frutos pequenos, amarelos e muito ornamentais. Surgem após a floração.

Usada na decoração de jardins, em grupos formando maciços em meio à gramados; como cercas vivas e renques; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

A Violeteira pode ser educada através de podas para ter um tronco único, adquirindo neste caso o formato de uma arvoreta.

.

Cuidados com a Violeteira

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Planta rústica e pouco exigente quanto ao solo, mas prefere o solo fértil, um pouco argiloso, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, uma no fim do inverno com adubo orgânico e farinha de osso e a segunda na primavera-verão com adubo químico NPK 4-14-8. Aplique na projeção da copa, nunca junto ao caule.

Podas realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta, além de estimular seu adensamento.

Usar luvas e óculos de proteção para proteger contra os espinhos afiados.

.

Planta Tóxica

As folhas e ‘bagas’ são venenosas para pessoas e animais e são relatadas como causadoras de numerosas mortes de crianças e animais domésticos. No entanto, os pássaros cantores comem a fruta sem efeitos negativos.

A ingestão dos frutos poderá causar febre, sono, dilatação da pupila, taquicardia, inchaço da boca e olhos, convulsões e desarranjo gastrointestinais.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e estacas de galho.

A propagação de Duranta é fácil, basta usar uma estaca de ponta de 10 cm, retirada no verão. Mergulhar a extremidade da estaca no substrato.

.

Violeteira - Duranta erecta L.Flores azuladas                                                                 Flores cor-de-violeta

.