ArbustosFlores

Viréia ou Vireya – Rhododendron

Viréia ou Vireya - Rhododendron

.

A Viréia ou Vireya é um arbusto, pertence à família Ericaceae, perene, de crescimento médio, lenhoso, ramificado, copa arredondada e de até 2 m de altura.

Este híbrido foi desenvolvido a partir de rhododendros tropicais originários do Sudeste Asiático.

.

Descrição

Folhas coriáceas, ovaladas com as pontas afinaladas, verde escuras e brilhantes.

Inflorescências terminais, com flores tubulares, compostas por cinco pétalas e estames bem aparentes. Cada flor dura cerca de 20 dias e são vivamente coloridas, variando de branco, creme, amarelo, laranja, salmão, rosa, vermelho escuro, a quase marrom. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera e atraem beija flores.

Em paisagismo, são usadas em jardins como planta isolada em meio a gramados; em conjunto formando maciços; como cercas vivas; margeando caminhos, muros e cercas; também muito cultivadas em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com a Viréia ou Vireya

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Mediterrâneo.

Aprecia sol direto, mas em regiões quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.

Cultivada em solo fértil, solto, poroso, rico em matéria orgânica, levemente ácido, com boa drenagem e mantido úmido, mas não encharcado.

Fertilizar após um ano, quando as raízes estão maiores.

Vireyas são muito sensíveis à fertilização excessiva. Usar a cada 3 meses, durante a primavera-verão um fertilizante NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante. Adicione água imediatamente após a fertilização para evitar a formação de superfície.

Dilua o fertilizante ainda mais se a folhagem mostrar sinais de danos, como uma borda marrom ao longo das folhas, neste caso use muita água para remover o fertilizante do solo.

Para incentivar um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso, a partir do momento em que as plantas estão com alguns centímetros de altura até os dois anos e meio de idade, beliscar os brotos apicais quando começarem a se alongar. Isso resultará em uma planta mais arbustiva e com mais flores a longo prazo, embora provavelmente atrasará as primeiras flores.

As flores só começam a surgir depois que a planta atinge a idade adulta, o que demora cerca de dois anos.

Fazer podas de limpeza removendo as flores secas. Quando a flor morre, a planta coloca toda a sua energia no desenvolvimento de cápsulas de sementes e isso irá atrasar a próxima floração em 3-6 meses.

Preferindo uma planta “compacta”, recomenda-se podar 1/3 da planta no início do verão. Os brotos começam a se formar nove meses antes da floração, uma poda tardia pode impedir que a planta floresça na próxima estação.

.

Sobre a Viréia

Na natureza, Viréias podem ser encontradas crescendo do nível do mar até acima de 2500 metros. Elas são freqüentemente vistas crescendo como epífitas em outras plantas ou árvores maiores, usando-as como apoio para ganhar mais luz solar, mas sem prejudicá-los diretamente. Devido a esta tendência epífita, as Vireyas em cultivo requerem um meio de crescimento extremamente bem drenado.

Há um grande número de Rhododendros e para compreendê-los melhor, o enorme gênero é dividido em seções, uma delas é a seção “Vireya”. Desde 1960, botânicos e plantadores coletaram, hibridizaram e cultivaram cerca de 300 espécies e seus híbridos. Esses híbridos variam em cor, tipo de crescimento e tamanho.

.

Propagação

Multiplica-se por estacas com ajuda de hormônio enraizador e por semente.

A semente de Viréia tem viabilidade muito curta e é muito lenta. Pode levar um ano ou mais para produzir uma planta de 2 cm.

.

Viréia ou Vireya - Rhododendron

.

Viréia ou Vireya - Rhododendron

.

.