Folhagens

Zamioculca – Zamioculcas zamiifolia

Zamioculca - Zamioculcas zamiifolia

A Zamioculca – Zamioculcas zamiifolia é uma herbácea rizomatosa, pertence à família Araceae, nativa da Tanzânia na África, perene, de caule curto, crescimento lento, de 30-50 cm de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas eretas, compostas pinadas, dispostas em rosetas, espessas, rijas, verdes e brilhantes, que nascem bem claras e vão escurecendo com o tempo. É muito interessante o contraste produzido pelas folhas em tons diferentes.

Inflorescência do tipo espádice, com espata de cor branca a creme, parcialmente escondida entre as bases das folhas. Surgem geralmente no verão ou início do outono.

Em jardins seu uso é recomendado em lugares sombreados, sob árvores, bosques fechados, também muito cultivada em vasos, tanto em ambientes internos como externos.

.

Cuidados com a Zamioculca

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo.

Tolerante a seca.

Cultivada a sombra ou luz indireta.

Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.

As regas devem ser a intervalos, regando somente quando o solo estiver seco, o encharcamento provoca a podridão do rizoma e amarelamento das folhas. Diminuir as regas no inverno.

Para garantir folhas saudáveis, recomenda-se aplicar somente adubo orgânico, como: composto orgânico, esterco de gado bem curtido ou torta de mamona.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por divisão de touceira e principalmente por estaquia das folhas.

.

Zamioculca - Zamioculcas zamiifolia

.
Zamioculca - Zamioculcas zamiifolia