Aquilégia – Aquilegia vulgaris
Aquilegia – Aquilegia vulgaris é uma herbácea, pertence à família Ranunculaceae, nativa da Europa e América do Norte, perene, de até 1,2 m de altura.
Uma grande variedade de cultivares esta disponível no comércio, apresentando flores simples ou duplas, de esporão curto ou sem esporão, em uma variedade de cores que variam de azul a violeta, branco a rosa e vermelho.
.
Descrição
Ramagem ereta, ramificada e recoberta por pelos finos e curtíssimos.
Folhas trilobadas, com folíolos de margens recortadas e arredondadas, de cor verde-acinzentadas.
Flores solitárias ou em pequenos cachos, são eretas ou pendentes, pentâmeras, apresentam cálice vistoso e corola em forma de sino, com um prolongamento afunilado e curvo, semelhante a um esporão em cada pétala, em vários tons de roxo, azul, rosa e branco. Surgem do final da primavera até o início do verão e atraem abelhas, borboletas e beija flores.
O fruto é um folículo deiscente, com numerosas sementes negras.
Aquilegias são flores campestres e prestam-se para a formação de maciços e bordaduras. Também muito cultivada em vasos. Excelente flor de corte.
As flores, assim como a folhagem, são utilizadas na confecção de arranjos florais e buquês.
.
Cuidados com a Aquilégia
Clima: Temperado, Mediterrâneo.
Planta típica de clima temperado, a aquilégia é tolerante ao frio.
Cultivada a luz filtrada ou a meia sombra, de forma que fique protegida do sol nas horas mais quentes do dia.
Aprecia o solo rochoso ou arenoso, fértil, acrescido de matéria orgânica, solto e bem drenável.
As regas devem ser regulares.
Aplicar um fertilizante balanceado e de liberação lenta no início da primavera para estimular o crescimento e a floração.
Recomenda-se podas de limpeza removendo flores murchas para prolongar o período de floração e reduzir a auto-semeadura. No final do outono ou início da primavera cortar a folhagem próximo ao chão para renovar o crescimento.
.
Planta Tóxica
A planta é um membro da família venenosa Ranunculus e todas as partes da planta, incluindo as sementes, são venenosas se ingeridas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes postas a germinar diretamente no local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante. O florescimento ocorre a partir do segundo ano após o plantio. Aquilegias se auto-semeiam abundantemente.
A divisão e possível na primavera, mas pode levar algum tempo para se recuperar.
.
.
.



