Árvores

Árvore do Amor – Cercis siliquastrum

Árvore do Amor - Cercis siliquastrum

.

Árvore do Amor – Cercis siliquastrum, pertence à família Fabaceae, nativa da região do Mediterrâneo, perene, de folhas caducas, cauliflora, de 4 -6 metros de altura, porém pode chegar à 15 metros em seu habitat natural.

.

Descrição

Tronco de textura lisa quando jovem, mas com o passar do tempo fica rugoso. Seu desenvolvimento pleno ocorre quando a planta atinge 20 anos de idade.

Folhas simples, quase orbicular em forma de coração, de cor verde-claro, mas quando jovens podem ter uma tonalidade rosada.

Inflorescência formada por grupos de 3-6 flores que medem de 1-2 cm de comprimento, de coloração rosa-púrpura. Surgem na primavera, antes do aparecimento das folhas, normalmente cobrindo os ramos e hastes, porém podem surgir no tronco da árvore. Atraem abelhas.

Existe a variedade com flores brancas: Cercis Silisquastrum var. “Alba”.

Frutos são vagens deiscentes, achatadas, com aproximadamente 10 cm de comprimento; no início são verdes, evoluindo para púrpura e por fim, ficam castanhas. Permanecem na árvore durante o inverno.

Em paisagismo é usada em jardins e áreas urbanas, por ter porte pequeno, fornecer uma boa sombra e possuir floração abundante. Também usada para formação de cercas-viva.

.

Cuidados com a Árvore do Amor

Clima: Subtropical, Temperado.

Não tolera geada muito prolongada, mas resiste bem à temperatura de -10ºC.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Não é exigente em relação ao solo, mas apresentam melhor desempenho em solos moderadamente férteis, profundos e bem drenados com umidade média.

Prefere solos alcalinos, tolerando solos levemente ácidos.

Plantar a Árvore do Amor em local definitivo, não tolera bem ao transplante.

Não é necessário fertilizar regularmente, a menos que seja em um solo arenoso. Neste caso, de preferência a adubo orgânico no Outono.

Recomenda-se fazer podas de formação e condução, cortando ramos secos e mal formados.

.

Sobre a Árvore

O nome popular, árvore de Judas é em referência há um longo mito de que Judas Iscariotes se enforcou em uma árvore Cercis siliquastrum. Já o nome popular, árvore do amor é em referência às folhas em forma de coração.

Na Tapada de Mafra em Portugal, existe um exemplar, com quase 100 anos, que foi classificado como árvore de interesse público.

.

Usos

As flores são usadas em saladas ou enfeitando cupcakes.

Na medicina popular, casca e raízes têm sido utilizadas para curar a congestão pulmonar, diarréia e disenteria.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes estacas ou brotamento.

.

Árvore do Amor - Cercis siliquastrum

.

Árvore do Amor - Cercis siliquastrum

.

Árvore do Amor - Cercis siliquastrum

.

.