Bananeira Zebrina – Musa acuminata Zebrina
.
A Bananeira Zebrina é um arbusto, pertence à família Musaceae, nativa de Sumatra, Java, perene, de crescimento rápido, de 3,50 a 5,00 metros de altura e muito ornamental.
É uma variedade da banana selvagem Musa acuminata.
.
Descrição
Os pseudocaules são caracteristicamente muito delgados e forma touceiras por rizomas subterrâneos.
Folhas grandes, lanceoladas, verde-vivo, com um padrão de manchas de cor vermelho-bordô na parte superior das folhas e na parte inferior em tons de vinho
Folhas longas muito suscetíveis aos ventos e que, quando expostas a eles, rasgam dando um aspecto nada agradável, portanto não é aconselhável seu plantio em regiões onde venta muito.
Inflorescências composta por brácteas grandes que envolvem as flores reais. Na Zebrina, a cor dessas brácteas são menos proeminente e são de cor rósea.
Frutos são cachos de pequenas bananas com coloração arroxeada, contendo pouca polpa. Seu valor é decorativo e não para consumo.
Flores e frutos são incomuns fora dos trópicos.
É uma planta muito utilizada em jardins, terraços e varandas, tanto em vasos como em áreas externas, devem ser protegidas das correntes de ar. Destaca-se quando combinada com outras espécies tropicais.
.
Cuidados com a Bananeira Zebrina
Clima: Tropical, Subtropical úmido.
Muito sensível a geadas.
Cultivada a pleno sol ou meia-sombra para crescer bem, devendo receber de 4 a 6 horas de sol direto por dia.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, como esterco de gado bem curtido, para suprir suas necessidades de Nitrogênio e também cinzas de carvão para lhe fornecer Potássio. O solo deve ser bem drenável, com pH levemente ácido (pH entre 5.5 e 6.5).
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. Durante os meses mais frios do inverno, deixar o solo secar entre as regas.
Pode-se podar esta planta do início ao final da primavera, removendo folhas mortas ou danificadas para estimular um crescimento saudável. Cortar quaisquer caules descoloridos ou não saudáveis até a base.
.
Propagação
Multiplica-se principalmente por meio de divisão de brotos (filhotes) ou do rizoma.
Para garantir o sucesso, os brotos devem ser separados da planta mãe quando atingirem cerca de um terço do tamanho, assegurando que cada divisão tenha raízes. O plantio deve ser feito imediatamente em solo bem drenado, em um ambiente quente e úmido, com regas regulares para promover o desenvolvimento.
.
.
.



