Cactos e SuculentasFlores

Cacto da primavera – Schlumbergera gaertneri

Cacto da primavera - Schlumbergera gaertneri

.

O Cacto da primavera é uma suculenta, pertence à família Cactaceae, nativo do Brasil, perene, epífita, de 30-40 cm de altura e muito ornamental.

Schlumbergera é um gênero de cactos com seis a nove espécies. As formas cultivadas atualmente são principalmente híbridas.

.

Descrição

Com a maturidade, torna-se um arbusto pendente, ramificado, sem folhas, com base lenhosa.

Ramos (cladódios) articulados, oblongos ou elípticos, verde fosco com pequenos entalhes nas margens subtendendo as auréolas, muitas vezes arroxeadas que exercem a função das folhas que são inexistentes.

As flores se formam a partir de auréolas nas extremidades dos caules, são de cor escarlate escuro (mas disponível no cultivo em várias cores), radialmente simétrica, abrindo em forma de funil. Surgem na primavera.

Frutos vermelhos, oblongos e se formam depois que as flores são fertilizadas.

Em jardins é usado em vasos, jardineiras, patamares ou mesmo afixadas sobre árvores para que o efeito pendente possa ser destacado.

.

Cuidados com o Cacto da primavera

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Gosta de clima tropical úmido, não suportando bem temperaturas inferiores à 12 °C.

Durante o final do outono e todo o inverno, essas plantas gostam de receber luz solar direta na parte da manhã. Em qualquer outra época do ano, as plantas devem ser cultivadas em condições de luz difusa.

Muita luz durante os períodos de não floração, fará com que a planta fique amarela e não produza botões no ano seguinte.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, misturado com um pouco de areia, de forma que fique bem drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, diminuindo no período de repouso. O solo encharcado pode causar a podridão da raiz.

Aprecia a umidade, portanto, em épocas de baixa umidade, é aconselhável vaporizar a planta diariamente para fornecer pelo menos um pouco de umidade extra.

Depois de florir a planta deve ser deixada em repouso, diminuindo as regas, mas as juntas não devem murchar.

.

Habitat

O Cacto da Páscoa ocorre naturalmente em florestas onde a maior parte da luz solar direta é bloqueada por árvores maiores. Estão acostumados a alta umidade e crescem em árvores e menos frequentemente em rochas.

É encontrada na Mata Atlântica no sudeste do Brasil, no Paraná e em Santa Catarina, em altitudes de 350-1.300 m.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por estacas e por enxertia dos artículos em porta enxertos apropriados.

A Melhor maneira de propagar e por estacas. Para isso, deve-se retirar 3 segmentos da ponta do caule da planta principal. Esses segmentos devem ser deixados para secar por uns quatro dias. Depois de seco enterrar pelo menos 2,5 cm de profundidade no solo. Para um melhor resultado, as estacas devem ser colhidas no início do verão.

.

Cacto da primavera - Schlumbergera gaertneri

.

Cacto da primavera - Schlumbergera gaertneri

.