ArbustosFlores

Coração sangrento – Dicentra spectabilis

.

O Coração sangrento é um arbusto, pertence à família Fumariaceae, nativo do Leste da Ásia, da Sibéria e do sul do Japão, perene, herbáceo e de cerca de 90 cm de altura.

.

Descrição

Rizoma carnoso e horizontal de onde emite os ramos eretos.

Folhas verdes, compostas e com longos pecíolos.

Inflorescência em racemos com 3-15 flores pêndulas e individuais. Flores pequenas pendentes 1-2 cm de comprimento em forma de coração, na forma original apresentam pétalas externas róseas e as internas brancas com um estame branco saindo do fundo. As pétalas externas em bolsas têm pontas fortemente refletidas, das quais as pétalas internas se projetam levemente. Surgem no final da primavera ao início do verão.

Atualmente estão disponíveis variedades de flores brancas e vermelhas.

As flores são seguidas por vagens alongadas.

Em jardins é usado como planta isolada; em conjunto formando maciços; em forma de renques junto a muros. Também pode ser plantada em vasos e floreiras.

As hastes inteiras podem ser usadas para flor de corte, com duração de até 2 semanas.

.

Cuidados com o Coração sangrento

Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.

Fornecer proteção contra ventos fortes e geadas precoces.

Cultivado a sombra com muita luminosidade ou a meia sombra. Aprecia alguma luz direta de sol nas horas mais frescas do dia ou seja, pela manhã, para não queimar as folhas.

Prefere o solo fértil, rico em húmus, com muita matéria orgânica, bem solto e aerado para que as raízes cresçam. Pode ser um pouco sensível no primeiro ano, mas se fortalece após o estabelecimento.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. 

O Coração sangrento “não tolera” solo úmido no inverno e solo seco na primavera.

Aprecia adubações orgânicas, que podem ser feitas mensalmente na primavera-verão.

Não é necessária poda ou corte, porém, a medida que a planta começar a amarelar e murchar a folhagem pode ser cortada no chão. Não remova a folhagem antes que fique amarela ou marrom; este é o momento em que a planta está armazenando reservas de alimentos. A planta volta a brotar no outono ou primavera seguinte.

O transplante deve ser feito a cada 3 ou 4 anos, no final do outono ou no início da primavera, entretanto, pode atrasar a floração por um ano ou mais.

.

Planta Tóxica

Deve-se mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos pois é tóxica, além disso pode causar irritações na pele durante podas ou divisões.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

As sementes demoram a germinar e requerem estratificação úmida. Após germinarem florescem em 2-3 anos se não forem perturbadas.

.

Coração sangrento - Dicentra spectabilis

.

.

Coração sangrento - Dicentra spectabilis

.

.