Echeveria agavoides Celestia
.
Echeveria agavoides Celestia, pertence à família Crassulaceae, nativa do México, de até 12 cm de altura e 20 cm de diâmetro.
.
Descrição
Folhas dispostas em espirais, carnudas, oblongo-ovais, ligeiramente pontiagudas no ápice, de cor vermelho-bordô a vermelho-vinho, no entanto as folhas novas no centro podem ser verdes, as cores dependem da luz e temperatura.
As folhas no ápice geralmente são mais eretas e fechadas, as folhas na parte inferior são mais horizontais e abertas.
Flores pequenas, vermelhas com ponta amarela, sustentadas por longos caules. Surgem na primavera.
Usada na decoração de jardins e canteiros formando maciços. Também muito cultivada em vasos.
.
Cuidados com a Echeveria agavoides Celestia
Clima: Subtropical, Tropical.
A temperatura ideal e de 15-25º C, e no inverno consegue suportar temperaturas de até 10ºC, desde que o substrato esteja seco. E resistente a temperaturas elevadas.
A Luz deve ser indireta e abundante. No entanto algumas horas de sol direto no início da manha ou fim da tarde são bem-vindas, pode também crescer em condições de sombra mas será um crescimento muito lento ou quase nulo.
O solo deve ser leve e solto, específico para suculentas, para permitir a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes.
Regue moderadamente, mas somente quando o solo estiver completamente seco. É suficiente regar a planta uma vez por semana na primavera e no verão e suspender a rega completamente no outono e no inverno.
Na primavera-verão aplicar um fertilizante líquido para suculentas, usando a metade da dose indicada pelo fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
O replantio deve ser feito no início da primavera com solo novo e fresco.
.
Propagação
Multiplica-se por estaquia de folhas durante a primavera.
Para isso basta cortar folhas o mais próximo possível do caule e deixar secar; depois de alguns dias, colocar a folha em uma mistura de areia, solo e pedra-pomes, a temperaturas ideal para esse plantio e em torno de 20 °C.
.
.