Cactos e SuculentasFolhagens

Escila – Ledebouria socialis

Escila - Ledebouria

.

Escila – Ledebouria socialis é uma herbácea, pertence à família Asparagaceae, nativa da Africa do Sul, perene, ereta, de crescimento lento, forma densas colônias de até 50 cm de diâmetro e pouco mais de 20 cm de altura.

.

Descrição

É uma planta bulbosa, com bulbos pequenos em formato de gota e recobertos por uma película transparente.

Uma das características tão típicas desta espécie é o fato de que ela desenvolve seus bulbos sobre o solo, o que não é muito comum em plantas bulbosas.

Folhas lanceoladas, dispostas em forma de roseta, suculentas, de cor verde-acinzentada com manchas aleatórias verde-escuras, com o verso das folhas em tom violáceo.

Inflorescências em racemos densos e eretos, de 8 a 15 cm de altura. Flores pendulares em forma de sino, com pétalas verdes com margens brancas e rosadas. Surgem na primavera e verão.

Indicada para plantio em vasos e jardineiras e na composição de jardins áridos.

.

Cuidados com Escila – Ledebouria

Clima: Tropical, semiárido.

Se adapta bem e regiões áridas.

Cultivada a meia-sombra, ou locais bem iluminados com pelo menos de 3 a 4 horas de luz difusa diárias.

Esta espécie pode até resistir ao sol pleno, mas suas folhas ficarão pequenas e se desenvolverá pouco, da mesma forma, com pouca luz ficara estioladas, com folhas excessivamente alongadas e bulbos fracos.

Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. Um bom solo é a mistura de substrato próprio para suculentas, enriquecido com terra vegetal.

As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno.

Em seu períodos de dormência no inverno, os bulbos perdem as folhas e aguardam o retorno das condições favoráveis para retornar, no entanto, se a planta receber regas normais, vai manter as folhas, porém, não receberá estímulo para florescer na próxima estação.

Fertilizar na primavera/verão, com fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.

 

Planta Toxica

Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por separação dos pequenos bulbos que se formam entorno da planta mãe.

A época ideal para separação dos bulbos é após o término da floração. Os bulbos da escila não devem ser enterrados, sob pena de lhe provocar o apodrecimento. Plante-os levemente encaixados no solo, com as raízes para baixo.

.

Escila - Ledebouria

.