Flor Narciso – Narcissus
.
A Flor Narciso é uma herbácea, pertence à família Amaryllidaceae, nativa da Europa, da Ásia central e da China continental, bulbosa, de crescimento rápido e de 20-76 cm de altura e 15-30 cm de largura.
A longa história de melhoramento resultou em milhares de cultivares diferentes.
.
Descrição
O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.
Folhas lineares, com cerca de 30 cm de comprimento, crescendo a partir do bulbo. Cada planta geralmente tem entre cinco e seis folhas.
Flores normalmente com seis pétalas brancas e um funil central amarelo contendo os estames e o estigma. A maioria das espécies apresenta flores amarelas, mas também existem variedades brancas, laranjadas e até rosas e possuem um aroma suave. Surgem no início da primavera.
Usada em jardins: na base de árvores decíduas; em bordaduras; em vasos e jardineiras. Também muito populares como flores de corte.
.
Cuidados com a Flor Narciso
Clima: Mediterrâneo, Temperado.
A faixa de temperatura ideal para o desenvolvimento da flor narciso é entre 5 a 35°C.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, ligeiramente ácido e com boa drenagem.
As regas devem ser moderada, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. É importante deixar o solo secar entre as regas para evitar o apodrecimento dos bulbos.
Quando as flores murcharem é melhor removê-las, caso contrário, a planta desviará a energia da construção do bulbo para a produção de sementes, essa energia é necessária para a exibição de flores do próximo ano. Por outro lado, as folhas restantes devem ser preservadas, mesmo que apresentem uma aparência feia, pois amarelam. É importante resistir à tentação de remover essa folhagem cedo. Elas contém nutrientes valiosos que serão usados na produção de flores do próximo ano. Deixe as folhas por pelo menos seis semanas após a floração ou mais se possível.
.
Planta Tóxica
Toda a planta, especialmente os bulbos, contém substâncias tóxicas, como licorina e cristais de oxalato de cálcio, que podem causar problemas de saúde se ingeridos por humanos e animais de estimação.
.
Propagação
Multiplica-se por bulbos que devem ser plantados no outono, em solo arejado e boa drenagem com uma distância de cerca de 10 cm entre eles.
Os bulbos precisam de um período de descanso com temperaturas frias para florescerem novamente no próximo ano.
.
.
.
.