Gerânio da Califórnia – Roldana petasitis
O Gerânio da Califórnia é um arbusto, pertence à família Asteraceae, nativo do sul do México e da América Central, perene, de até 1,8 m e altura e 1,2 metro de diâmetro.
Trata-se de uma espécie presente no território português, nomeadamente no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira.
.
Descrição
Folhas grandes, arredondadas, ligeiramente lobadas, verde-escuras, com a parte inferior mais clara e peluda.
Inflorescências em corimbos. As flores são amarelas com cerca de 8 a 10 mm de comprimento e cerca de 6 pétalas liguladas. Surgem na primavera e no verão.
Em paisagismo é usada em jardim como planta isolada ou em grupos formando maciço, também cultivada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Gerânio da Califórnia
Clima: Temperado, Subtropical.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra, porém em regiões de clima mais quente, a planta prefere uma área sombreada a tarde.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e de boa drenagem.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Não tolera o solo encharcado.
A Roldana petasitis exige nutrição intensiva e prefere fertilizante orgânicos, mas pode optar por fertilizante granulados como NPK 10-10-10, ou uma formulação mais rica em fósforo para estimular a floração. Sempre regar antes para evitar a queima das raízes. Essa fertilização deve ser feita a cada 3 meses durante a primavera e o verão.
Não tolera bem a salinidade.
Recomenda-se poda leve após a floração para manter a forma e promover novo crescimento.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estaquia e divisão da planta.
.
.


