Graptoveria Lovely Rose
Graptoveria Lovely Rose é uma suculenta, pertence à família Crassulaceae, perene, de até 10 cm de altura e 15 cm de largura.
Graptoveria é um híbrido de Graptopetalum e Echeveria.
.
Descrição
Esta planta produz brotos e desenvolve uma touceira densa com o tempo.
Folhas suculentas, rígidas, delicadas com textura aveludada e de cor cinza a verde. Estão dispostas em forma de rosetas perfeitas, que lembram uma rosa.
Inflorescência surge em uma haste que se desenvolve acima da roseta. As flores são de cor rosa ou amarelo-claro, com uma faixa central esverdeada em cada pétala e aparecem em cachos. Surgem na primavera/verão.
Embora as flores sejam interessantes, o principal valor ornamental desta Graptoveria, reside em suas folhas dispostas em forma de rosetas compactas.
Pode ser cultivada em vasos e canteiros de cactos e suculentas.
.
Cuidados com a Graptoveria
Clima: Semiárido, Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol, no entanto em regioes quente refere o sol da manha ou do final da tarde. A luz do sol acentua os tons rosados das folhas.
Aprecia um substrato bem drenável, como uma mistura para cactos e suculentas, ou uma mistura na proporção de 2/3 de terra vegetal com 1/3 de areia ou pedrisco.
As regas devem ser esporádicas, irrigar somente quando o solo estiver completamente seco. O solo encharcado causa o apodrecimento da planta.
A E. Lovely Rose tem necessidades nutricionais baixas, então uma vez por ano usar um fertilizante específico para suculentas é o suficiente. Recomenda-se usar a metade da dose recomendada pelo fabricante, para evitar danificar o delicado tecido da raiz.
Não é necessário podar, no entanto, deve-se remover folhas doentes ou danificadas em qualquer época do ano.
.
Sinais Relacionados à Luz
Falta de luz (Estiolamento): Se a planta não recebe sol suficiente, ela estica o caule, as folhas se abrem e perdem o formato de rosa, tornando-se mais esverdeadas ou pálidas.
Estresse Solar Benéfico: Sob sol intenso (e rega controlada), a planta desenvolve tons rosados, avermelhados ou arroxeados nas bordas ou em toda a roseta.
Excesso de Sol: Pode causar manchas de queimadura ou descoloração severa. Mudanças para locais mais ensolarados devem ser feitas de forma gradual (adaptação).
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas de folhas ou brotos.
Por brotos laterais – é o método mais fácil de propagar, basta cortar um broto com mais ou menos 4 cm de diâmetro e 3 cm de talo e deixar secar à sombra durante uma semana. Nesse período, o broto cicatriza e o talo não apodrece quando plantado no canteiro ou vaso definitivo.
.
.


