Cactos e Suculentas

Lithops – Planta pedra

Lithops - Planta pedra

.

Lithops é um gênero botânico, pertence à família Aizoaceae, nativo da África, perene, suculento, de crescimento lento, pequenas e de 2-4 cm de comprimento.

.

Descrição

Caule curto e encontra-se abaixo da superfície da terra.

Folhas muito grossas, unidas na base e divididas por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem uma forma cónica invertida. Da fissura ou fenda entre as duas folhas brotam, no período vegetativo, as novas folhas, enquanto as velhas se abrem e murcham.

As espécies de Lithops diferem nas suas cores, que podem ser em tons variados de cinza, marrom, ferrugem, verde e rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas.

Frequentemente apresentam “janelas” que correspondem a pequenas zonas transparentes ou translúcidas sem clorofila, através das quais a luz chega às partes da planta que permanecem enterradas.

Flores brancas ou amarelas, quase sempre perfumadas e são maiores que o corpo da planta, abrem-se à tarde e fecham ao pôr do sol. Surgem no outono.

Usado como planta de interior em vasos largos e rasos.

.

Lithops - Planta pedra

.

Habitat

Quando crescem em estado selvagem, o solo permanece muito mais frio do que o solo em vasos e recebem a proteção do sol através da sombra das rochas e plantas circundantes. Plantas em seus habitats naturais também tendem a crescer em encostas, que estão na sombra por algumas horas do dia.

Os Lithops não devem ser cultivado ao ar livre, a menos que o clima seja semelhante ao seu habitat natural.

.

Luz e Temperatura

Clima: Tropical, Subtropical, Árido, Semiárido, desértico, Mediterrâneo.

Em cultivo as temperaturas ideais são em torno de 20-24° C, porém podem suportar até 30° C. No entanto, deve-se evitar que as temperaturas caiam abaixo de 10°C.

Cultivada sob luz solar direta pela manhã e no restante do dia em luz indireta. A iluminação adequada é importante para manter a coloração vibrante das suculentas.

Quando ficam muito alongadas e sinal de pouca luminosidade.

As plantas pedras com cores claras, cinza a bege, exigem menos quantidade de luz solar do que as de tons mais escuros como marrom ou verde escuro.

.

Solo para Lithops

O solo deve ser uma mistura porosa de argila, terra vegetal e cascalho fino ou mistura para cactos e húmus.

Os Lithops devem ser plantados, cerca de 2,5cm acima da superfície do solo. Em seguida, preencha o restante do vaso com pedras coloridas de vários formatos e tamanhos, imitando o seu habitat natural.

A cada dois anos ou mais, o Lithops precisa ser trocado de vaso, para que o solo possa ser renovado. O melhor momento para fazer isso é logo após o surgimento do novo corpo, quando o corpo antigo secou completamente. Depois de replantar, é aconselhável proteger a planta do sol direto por pelo menos duas semanas, porque o replante pode danificar as raízes finas e reduzir a capacidade das plantas para absorver água eficazmente. Isso também pode afetar a capacidade das plantas de reduzir suas temperaturas internas, podendo superaquecer.

.

Lithops - Planta pedra

.

Regas

Plantas pedra tem um ciclo anual definido que deve ser cuidadosamente seguido. Em geral, as plantas não devem ser regadas durante a dormência do verão e durante o inverno. Contudo, não há problema em regá-las levemente no verão se as folhas murcharem.

O Lithops frequentemente sobrevive a muitos anos de seca, com nada além de neblinas sazonais. Essas plantas desenvolveram uma estratégia que lhes permite absorver e armazenar umidade desses nevoeiros escassos. Como nosso clima é muito mais úmido do que o da África, o Lithops pode absorver muito da umidade necessária do ar.

As folhas grossas podem armazenar água suficiente para as plantas sobreviverem por meses sem chuva. Em períodos de seca (quase o tempo todo) eles encolhem e ficam abaixo do nível do solo.

De preferência usar água da chuva, pois isso não deixará depósitos de cálcio na superfície da planta.

Se possível, regar pela manhã. Isso permite que a água evapore durante o dia, portanto menos umidade nas raízes.

A primeira coisa a lembrar é que uma vez por ano os lithops precisam mudar suas folhas. A regeneração é um processo longo que leva vários meses para ser concluído e durante o qual as folhas velhas secam completamente enquanto as novas folhas se alimentam delas, absorvendo toda a umidade, portanto se a água continuar chegando, as folhas velhas nunca secarão e devido a isso a planta começará o empilhamento. No final as novas folhas sufocam as antigas e a planta se estica, apodrece e morre. 

Devido a necessidades de regas diferentes, os Lithops não combinam bem com outras plantas, portanto elas devem sempre ser plantadas sozinhas ou com outros de sua espécie.

.

Lithops - Planta pedra

.

Sobre as Lithops

Lithops são plantas de mimetismo anãs e suculentas que compreendem duas folhas semi-translúcidas carnudas que se assemelham a pedras.

No reino vegetal, eles são exemplos excepcionais e extremos de camuflagem e perfeita adaptação ao clima severo do deserto.

Quanto mais sua coloração é semelhante com as pedras e o solo dos caminhos, maior que a sua chance de sobrevivência.

As plantas pertencentes a este gênero, frequentemente são chamadas “Pedras Vivas” ou “Plantas Pedra”.

As espécies de Lithops podem, sob condições ideais, viver por cerca de 50 anos em cultivo. Na natureza, provavelmente não vivem mais do que 25 anos.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por divisão da planta e com maior dificuldade, por estacas (enxerto). A planta pedra floresce em dois ou três anos após o plantio.

As sementes germinam relativamente rápido, mas pode levar muitos meses para se estabelecer e anos antes de se assemelharem à planta original.

A divisão é o método mais fácil.

.

.