FloresOrquídeas

Orquídea macaco – Dracula lotax

Orquídea macaco - Dracula lotax

.

A Orquídea macaco – Dracula lotax, pertence à família Orchidaceae, nativa da da Colômbia, Equador e Peru, perene, epífita, de crescimento cespitoso, formando uma pequena touceira, de até 12 cm de altura e muito ornamental.

Orquídea macaco é o nome popular dado às orquídeas do gênero Dracula que chamam a atenção por suas flores que se assemelham com o rosto de um macaco.

.

Descrição

Folhas com aparência de grama, de cor verde claro. Ela não forma pseudobulbos, mas cada brotação tem uma folha única, de textura fina e nervura central bem marcada.

Inflorescências com hastes longas, geralmente pendentes ou horizontais e raramente eretas. As flores são brancas, triangulares, medem em torno de 2 cm de diâmetro, costumam ser coloridas de vermelho, laranja ou marrom e possuem longos e característicos prolongamentos nas sépalas, que se curvam para trás. Surgem em qualquer época do ano, principalmente na primavera e duram cerca de uma semana.

.

Cuidados com a Orquídea macaco

Clima: Tropical, Subtropical.

Aprecia temperaturas que vão desde 11- 27º C e umidade do ar em torno de 80%.

Cultivada a luz difusa, sem luz solar direta, em substrato próprio para epífitas, enriquecido com esfagno mantido constantemente úmido. Esta orquídea aprecia a alta umidade ambiental, não suporta ambientes secos, ou sujeito a ventos.

O substrato mais indicado é o musgo e de preferência musgo vivo o que mais oferece a umidade necessária que a planta precisa.

As regas devem ser regulares, o Dracula lotax também gosta da vaporização diária da parte superior do substrato. Esta espécie não tem período de descanso, portanto, a irrigação prossegue de forma regular ao longo do ano.

Aprecia água sem cloro, deixar a água descansar em um balde aberto de um dia para o outro, o que acarretará na evaporação do cloro.

Como suas flores são geralmente pendentes, o ideal e cultivá-la em cestas penduradas, construídas com ripas de madeira bem vazadas, pois tende a despontar as inflorescências pelos espaços livres e se não houver como florescer pela parte inferior do vaso, ela frequentemente aborta a floração.

Evite mudar a planta de posição. Não a perturbe.

Um dia de calor excessivo faz com que todos os botões e flores murchem imediatamente.

Fertilizar regularmente com adubos próprios solúveis para orquídeas, fazer uma boa lavagem do substrato, irrigando abundantemente com água pura entre as fertilizações, para remoção do excesso de sais.

.

Sobre a Orquídea macaco

São orquídeas raras, exigentes e delicadas, ideais para colecionadores e orquidófilos experientes e que possam oferecer o tipo de ambiente e cuidados que elas requerem quando estão longe de seu habitat.

Seu habitat natural são florestas úmidas e nebulosas, onde cresce como epífita nos troncos de árvores, cobertos de musgos, a uma altura de 800-1600 metros.

O nome deste gênero deriva da palavra romena Dracul, que tem sua origem no latim Draco, e este da palavra grega drákon que significa “Dragão”. Assim “Drácula” seria o diminutivo “Dragãozinho”, ou “Filho do Dragão”, numa referência à personagem histórica Vlad III, que deu origem à lenda do Conde Drácula, cujos dentes caninos são comparados às antenas das sépalas deste gênero.

.

Propagação

Multiplica-se por separação das touceiras, deixando cada nova muda com estrutura completa, além de pelo menos três folhas e uma guia.

.

Orquídea macaco - Dracula lotax

.

.