Palmeiras

Palmeira Rabo-de-peixe – Caryota mitis

Palmeira Rabo-de-peixe

.

A Palmeira Rabo-de-peixe pertence à família Arecaceae, nativa do Sudeste da Ásia, perene, de crescimento moderado a rápido, de até 10 metros de altura e cerca de 15 cm de diâmetro.

.

Descrição

Palmeira de estipe solitário ou múltiplos, desprovida de palmito, os brotos, que saem lateralmente, formam touceiras colunares e bem fechadas.

Folhas bipinadas, verde claras, com cerca de 3 metros de comprimento e folíolos triangulares, profundamente denteados, que lembra a cauda dos peixes, o que lhe vale o nome popular.

Inflorescências pendentes, ramificadas, do tipo panícula, com flores bissexuais de cor verde a creme. Floresce consecutivamente nas axilas foliares, de cima para baixo, ate chegar próximo ao chão.

Frutos globosos, de superfície lisa, avermelhados quando jovens e posteriormente pretos.

É uma das palmeiras mais utilizadas em paisagismo.

Em jardim, pode ser usada isolada como ponto focal ou em grupos em meio a gramados, muito cultivada com frequência em parques e jardins.

Por ser densamente entouceirada também presta-se como cerca-viva, com efeito não somente decorativo, mas barrando barulhos, poluição ou a visão.

.

Cuidados com a Palmeira Rabo-de-peixe

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico.

Cultivada a meia sombra, entretanto em climas úmidos, ela também vegeta sob sol pleno.

Plantas jovens devem ser protegidas do sol intenso, que pode atrasar o crescimento e prejudicar a beleza das folhas, que ficam amarelas e com pontos marrons.

Rústica não e exigente quanto ao tipo de solo, desde que seja drenável.

Irrigar a planta nos primeiros anos de implantação, evitando que o solo seque completamente entre as regas ou chuvas. Não tolera períodos de estiagem prolongada.

Recomenda-se fazer adubações semestrais com fertilizantes orgânicos e químicos, principalmente os nitrogenados, que contribuem para o rápido crescimento e uma cor verde brilhante.

Podas de limpeza removendo caules mortos, folhas velhas e secas.

Os frutos causam irritação à pele quando manipulados, devido à presença de cristais de oxalato de cálcio.

.

Ciclo de Vida

É uma planta monocárpica, isto é, da flores e frutos apenas uma vez.

A palmeira cresce por cerca de 15 anos ou mais, antes de florescer e frutificar.

Ao final do longo período reprodutivo, que pode durar alguns anos ainda, o caule que frutificou morre. No entanto, como se trata de uma palmeira entouceirada, a planta permanece viva, se renovando a cada nova brotação lateral.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, ou então por divisão das touceiras e brotos laterais.

As sementes são obtidas de frutos maduros e despolpados, postos a germinar em substrato mantido úmido. O tempo de germinação pode variar muito.

Mudas formam-se espontaneamente nas proximidades da planta, devido a grande quantidade de sementes produzidas.

.

Palmeira Rabo-de-peixe

.

Palmeira Rabo-de-peixe

.